Was/Were + Going to: Como usar

Um dia deses eu vi essa frase: I was going to study

Dai , eu fiquei em duvida o que ela representaria, então pesquisei eu cheguei a um tempo verbal muito importante,que nós usamos muito no portugues,mas q parece n ser muito ensinado, então decidi compartilhar com vcs:

Agora compare essa tres frases: I would study = eu estudaria
I'm going to study = eu vou estudar I was going to study = eu ia estudar

Veja que eu sublinhei o que substitui o que,por exemplo,o "would" substitui o sufixo "ria" do verbo no portugues,o "verbo to be no presente(am/is/are)+going to" substitui o "vou" no portugues,e "o passado do to be(was,were) + going to" substitui o "ia" do português .Decidi colocar esses três tempos verbais porque eles são muito parecidos, então preste atenção.

Não entendeu ? Então pense assim : quando você quiser falar q você ia fazer alguma coisa , mas por algum motivo você não fez,use o "was/were + going to + verbo",simples assim,repare também que geralmente frases como essa usam o "mas"(but),veja mais exemplos:

Nós íamos na festa,mas estávamos ocupados = we were going to the party ,but we were busy
Eu ia fazer um bolo, mas eu não tinha ovos = I was going to make a cake, but I had no eggs

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
1 resposta
Ronaldo, outra forma de usar o "would", além de na condição de futuro do pretérito, é quando se quer expressar uma ação finalizada no pretérito perfeito. Por exemplo, "I tried to call you, but my pride wouldn't let me dial." Tentei te ligar, mas o meu orgulho não me deixava discar os números. Essa é uma forma muito usada do "would".
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!