Alguém possui uma ordem de estudo de gramática?
Bom dia.
Alguém tem alguma ordem lógica de estudo de gramática de inglês?
Tenho um livro, mas gostaria de saber se é válido seguir por uma ordem lógica ou quando se trata de inglês não interessa.
Alguém tem alguma ordem lógica de estudo de gramática de inglês?
Tenho um livro, mas gostaria de saber se é válido seguir por uma ordem lógica ou quando se trata de inglês não interessa.
Resposta aceita
A resposta é sim, principalmente no nível iniciante, já no nível intermédio-superior (entende-se B2 em diante) alguns livros podem "bagunçar" a sequência um pouco.
Neste caso, já que o estudante praticamente já passou por todos os tópicos alguns livros são uma espécie de revisão com a entrada de particularidades ou tratamento de possíveis dificuldades que são "novidades" para alguns alunos.
Até porque muitos desses livros são preparatórios para exames de proficiência, e muitos (em inglês) assumem que o aluno já tem uma bagagem educacional ampla (alguns anos de experiência com a linguagem ou de estudo da mesma).
Complementando a resposta do RedSeaHorse eu diria que seria confuso estudar uma certo conceito que é dependente e ligado a um outro. Para ilustrar, o aluno iria certamente iria encontrar mais dificuldade (ou perder mais tempo) estudando diferenciação de advérbio vs adjetivo por exemplo:
O adjetivo costuma vir antes do substantivo e não o contrário em inglês (o que alguns, nos níveis iniciais, chamam de "falar de trás pra frente"...)
E quanto ao seguinte conceito:
E quanto aos verbos? Se não estudássemos o verbo TO BE/TO HAVE, não saberíamos destacar que nos tempos verbais o "HAVE" é um verbo auxiliar, portanto diferente do que teríamos estudado como significado principal do verbo HAVE (ter/haver).
Mais na frente, vamos aprender que em "have a beer" ou "have a loaf of bread and some coffee for breakfast" também o significado de "have" é relacionado com tomar/comer "tomar" (tomar uma cerveja) (comer um pedaço de pão com café no café da manhã/o café da manhã ser um pedaço de pão e café).
E por aí vai, acho que já dá pra entender o porquê da ordem, apesar de que o aprendizdado não ser exatamente linear. Isto é, você pode ficar "agarrado" num conceito/tópico: tipo, não saber exatamente como conceituar um porquinho, o filhinho do porco, o leitão (tópico de coletivos), e dizer "little pigs" (lembra da história "the Three little pigs"?) ou coisa assim. Enquanto que, ao mesmo tempoO, ter desenvolvido outros conceitos e fazer uma pequena redação sem dominar todos os conceitos (apesar de ser ótimo que se domine o máximo possível).
Na verdade, isso aqui é o ponto de vista de um aluno que estuda inglês há algum tempo, não um professor ou profissional de educação, mas acho que pelo menos cheguei perto da realidade. Outros podem e certamente darão suas opiniões sobre o assunto, algumas até mais abalizadas que a minha!
Neste caso, já que o estudante praticamente já passou por todos os tópicos alguns livros são uma espécie de revisão com a entrada de particularidades ou tratamento de possíveis dificuldades que são "novidades" para alguns alunos.
Até porque muitos desses livros são preparatórios para exames de proficiência, e muitos (em inglês) assumem que o aluno já tem uma bagagem educacional ampla (alguns anos de experiência com a linguagem ou de estudo da mesma).
Complementando a resposta do RedSeaHorse eu diria que seria confuso estudar uma certo conceito que é dependente e ligado a um outro. Para ilustrar, o aluno iria certamente iria encontrar mais dificuldade (ou perder mais tempo) estudando diferenciação de advérbio vs adjetivo por exemplo:
Bem, se o aluno já estudou adjetivos ele terá melhor compreensão não? Mas pra entender os adjetivos ele já estabeleceu diferenças:Adverbs modify adjectives, verbs, and other adverbs. If an adverb answers how and can have an -ly attached to it, place it there.
O adjetivo costuma vir antes do substantivo e não o contrário em inglês (o que alguns, nos níveis iniciais, chamam de "falar de trás pra frente"...)
E quanto ao seguinte conceito:
Bem, acho que aquele que entende bem os pronomes - porque já viu algo, ou bastante sobre pronomes e substantivos (nouns em inglês).Adjectives describe nouns and pronouns. They may come before the word they describe: “That is a cute puppy.” Adjectives may also follow the word they describe: “That puppy is cute.”
E quanto aos verbos? Se não estudássemos o verbo TO BE/TO HAVE, não saberíamos destacar que nos tempos verbais o "HAVE" é um verbo auxiliar, portanto diferente do que teríamos estudado como significado principal do verbo HAVE (ter/haver).
Mais na frente, vamos aprender que em "have a beer" ou "have a loaf of bread and some coffee for breakfast" também o significado de "have" é relacionado com tomar/comer "tomar" (tomar uma cerveja) (comer um pedaço de pão com café no café da manhã/o café da manhã ser um pedaço de pão e café).
E por aí vai, acho que já dá pra entender o porquê da ordem, apesar de que o aprendizdado não ser exatamente linear. Isto é, você pode ficar "agarrado" num conceito/tópico: tipo, não saber exatamente como conceituar um porquinho, o filhinho do porco, o leitão (tópico de coletivos), e dizer "little pigs" (lembra da história "the Three little pigs"?) ou coisa assim. Enquanto que, ao mesmo tempoO, ter desenvolvido outros conceitos e fazer uma pequena redação sem dominar todos os conceitos (apesar de ser ótimo que se domine o máximo possível).
Na verdade, isso aqui é o ponto de vista de um aluno que estuda inglês há algum tempo, não um professor ou profissional de educação, mas acho que pelo menos cheguei perto da realidade. Outros podem e certamente darão suas opiniões sobre o assunto, algumas até mais abalizadas que a minha!

Cambly Brasil - Mensagem Patrocinada
Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.
Começar agora!
Começar agora!
Sim, a sequência lógica de aprendizado léxico-gramatical da língua Inglesa é tão importante quanto na língua portuguesa.
Os materiais didáticos legais (livros, revistas, áudio e vídeo, etc), já possuem essa ordem lógica. O que é imprescindível, é você se orientar pelo material que esteja alinhado com o seu real nível de conhecimento da língua.
Blz!
Os materiais didáticos legais (livros, revistas, áudio e vídeo, etc), já possuem essa ordem lógica. O que é imprescindível, é você se orientar pelo material que esteja alinhado com o seu real nível de conhecimento da língua.
Blz!
Acredito que a ordem que o Alessandro deixou aqui no site é boa.
gramatica-do-ingles-guia-rapido-de-consulta-t7151.html
gramatica-do-ingles-guia-rapido-de-consulta-t7151.html