Curiosidade: A Etimologia da palavra Netflix

Todos nós já usamos em algum ponto o serviço de streaming de filmes pela internet Netflix. Mas você sabe porque ela tem esse nome?

Curiosamente podemos desconstruir a palavra em dois elementos para entende-lá melhor, e portanto começaremos pela segunda parte.

"Flix" é um jeito abreviado de cunho de marketing muito usado em outras palavras no idioma inglês, por exemplo o som do "cks" ou "ks' se assemelha ao "x".

Durante a introdução das primeiras imagens moveis (moving images) ou "movies" - aquelas que se mexem. Os primeiros projetores eram rudimentares, onde havia notável diferença entre a mudança de um fotograma para o outro, esse feixe de luz para o escuro e vice versa se chama "flickering". Quem já viu um filme terror sabe que o monstro esta perto quando as luzes dão curto circuito e ficam trocando de intensidade de brilho.

Essa ação da lampada é parecida ao dos primeiros projetores e, em inglês, se chama "flickering". Por essa lógica, durante a introdução da cinematografia no Estados Unidos, se tornou comum dizer que quando uma pessoa estava no cinema se dizia "he/she is at the flicks" - ele/ela esta nos feixes (traduzindo ao pé da letra).

Os paragrafos acima, desconstruiram a origem da palavra flicks, que pode-se argumentar que significa "cinema".

Já a primeira palavra "Net" ou teia, vem da palavra internet, uma serie de teias externas todas interconectadas entre si.

Por fim a palavra Netflix, nada mais é um jeito que dizer "Cinema pela Internet". Netflix, where you can watch your flicks (flix) over the [inter]NET.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore