Him e His: Como utilizar

Pessoal, bom dia!

Sou iniciante no aprendizado do inglês e quando fico com dúvida em alguma construção frasal isso me tira o sono rs...

1 - Se eu quizer dizer "O pai de John está dando aulas para ele" (ele no caso é o John)

Como ficaria o certo? Eu tô com dificuldade de entender a lógica gramatical

John's dad is giving lessons for him
John's dad is giving him lessons

2 - E como ficaria se eu quisesse dizer 'O pai de John está dando seu carro para john"

John's dad is giving his car for him?

Agradeço quem puder ajudar
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 10560 17 206
Acredito que o dilema aqui sejam as preposições, e não os pronomes.

Na língua inglesa, o mais apropriado é utilizar o verbo to teach, pois o que está sendo apresentado ou ensinado é um conceito ou alguma ideia. O pai está passando uma informação para o próprio filho e o verbo mencionado já atende os requisitos de comunicação.

Uma lesson também pode ser uma referência a uma lição ou material impresso, portanto, utilizar o verbo to give passa a impressão de que o responsável pelo ensino está lhe entregando uma cópia do plano de aula, alguma tarefa ou algo correlacionado.

Agora, se analisarmos a lógica gramatical, ambas as frases a seguir estão corretas:

He is teaching him some lessons.
He is teaching some lessons to him.

>> Ele está ensinando algumas lições a ele.
>> Ele está lhe ensinando algumas lições.

John's dad is giving his (own) car to him.
>> O pai de John está dando / entregando o (seu próprio) carro para ele.
>> O pai de John está lhe dando / entregando o carro.
_

A preposição for nas frases acima indica que o responsável tomou atitudes para poder auxiliá-lo; ajudá-lo. Tal ação foi tomada em prol de alguém ou para indicar que algo foi feito por outra pessoa, o que nos leva a crer que há mais de um sujeito envolvido em tais ações, além de John e seu pai:

John's dad is teaching some lessons for him
>> Ele está ensinando algumas lições por ele.

John's dad is giving his car for him.
>> O pai de John está dando / entregando o carro dele por ele.