"Is like" or "are like": Which one?

Simon Vasconcelos 11 221
"This is not an excuse, it's an explanation," he told Marr. "But … prime minister's questions is very aggressive, confrontational. That's what prime minister's questions is like and I don't think you can change it actually. The Guardian

Eu extraí esse trecho de um jornal e gostaria de confirmar se houve um erro com o uso do verbo "to be" antes do "like". Como o substantivo está no plural (questions), então deveria ser "are like". Estou certo?

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Simon,

Sua dedução está correta. Houve um equívoco aí, a meu ver.

That's what (plural) are like.
That's what (singular) is like.

''You can't say that's what things are like now.'' - therepublic.com
Telma Regina 9 65 608
Neste contexto está correto o verbo "to be" no singular pois "prime minister's questions " ou "PMQ's" é uma convenção constitucional no Reino Unido e acontece todas as quartas-feiras, durante a qual o primeiro ministro, fica aproximadamente meia hora respondendo as questões dos membros do Parlamento.

WikipediA
Prime minister's questions (often abbreviated to PMQs and officially known as Questions to the Prime Minister) is a constitutional convention in the United Kingdom that takes place every Wednesday (when the House of Commons is sitting) during which the prime minister spends around half an hour answering questions from members of parliament (MPs).
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Muito interessante a dica - realmente um achado. Seria uma questão típica de Vestibular aqui no Brasil, para o ITA, por exemplo.

Se não fosse a questão da convenção seria um erro usar "is".


Valeu pessoal!
Telma... fiquei sinceramente maravilhado com seu conhecimento!! :o
Hehehe!

See ya, buddies!