Meu método para aprender inglês sozinho é suficiente?

Chega-se um novo ano e passa-se um novo mês. Escrevi metas para 2018 e uma delas é aprender de vez o inglês. Não tenho condições de aprender inglês nesses cursinhos por não ter dinheiro, mas quero muito aprender o inglês para ter muitas experiências diferentes, conhecer pessoas, mais ofertas de empregos, etc. Um mundo novo.

Meu método é revisar a gramática inglesa, aprender palavras novas, testar inglês com amigos, tanto na fala qto na escrita, ou com aplicativos(que não seja o duolingo). Eu faço química na faculdade e os livros em inglês são os melhores. Eu consigo entender absolutamente tudo quando estudo por livros em inglês, pq acho o reading muito mais fácil. No entanto, falar inglês é mais difícil porque não há com quem praticar.

Então, meu método é:

Testar o conversation com amigos e aplicativos
Tirar dúvidas sobre a gramática no English experts, sem muito se preocupar com ela(pois acho que isso me deixaria muito "fechado" na hora de falar)
Visitar lugares novos e descobrir novas palavras nesses lugares
Testar a escrita com amigos gringos que possam me avaliar
Intercâmbio no futuro
Escutar músicas que tenham maior variedade de palavras possíveis
Assistir filmes em inglês com legenda

Eu até conseguiria escrever tudo isso em inglês, mas o medo de ser julgado me atrapalha muito. Acho que o writing e o reading não são assuntos tão complicados qto ao conversation. Com esse método, em qto tempo é possível elevar o nível de conversation para que o mesmo seja utilizado por mim? Sei que depende de mim, sou bem focado, me dedido a pelo menos duas horas para reforçar as regras gramaticais. Mas transferir essas regrinhas de aprendizado ao conversation me tornaria apto em quanto tempo mais ou menos? 3 anos?

Obrigado

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
6 33 479
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA