Acredito que falar em inglês consigo mesmo é uma boa atividade, claro que não é a situação ideal, mas na falta de uma outra pessoa com quem conversar pode ser um recurso útil. O que costumo fazer é tentar dizer em inglês, situações que encontro no meu dia a dia. Por exemplo, caminhei até a lanchonete mas ela estava fechada, If I had known that the snackbar was closed, I wouldn't have gone there. Também gosto de explicar pra mim mesmo o significado de palavras em inglês, penso em uma palavra qualquer, por exemplo: MATTRESS, it's usually a rectangular pad filled with soft material used as or on a bed. Deste modo vc vai adquirindo vocabulário. também acho que é uma boa ideia gravar sua voz enquanto fala, quando fiz isso pela primeira vez me surpreendi pelo número de erros que havia cometido. Digo isso pois mesmo quando conhecemos as regras gramaticais, muitas vezes não as seguimos quando estamos falando. Quanto a sonhar em inglês, é algo que acontece frequentemente comigo, na verdade todos os meus sonhos são em inglês. Uma outra coisa que tenho percebido é que quando estou falando ou escrevendo em português, por vezes me faltam palavras para descrever o que penso pois só consigo lembrar de vocabulário em inglês.