Sobre ser professor de inglês: To be or not to be?

Isso é um desabafo de uma dúvida muito cruel e eu queria muito saber a opinião de vocês.

Acontece que eu amo inglês. Ano passado cheguei até a dar aulas por três meses e me dei super-bem, meus alunos me adoravam e eu os adorava também. E eu pretendo ser professor, estudo pra isso. O problema é que eu não consigo entender - e por consequência explicar - a gramática teórica de certas matérias; present perfect, por exemplo; mas conseguiria explicar a forma como ela é usada, dizendo que uma das formas mais fáceis de aprendê-la é observando padrões, etc. O outro, bem similar, é que tem várias coisas que eu percebo que aprendi por vivência mesmo com o idioma, sendo que tem explicações pra elas.

Daí, o que eu penso é:
- Que tipo de professor eu vou ser que sabe usar o present perfect mas que entre aspas não sabe explicar?
E a outra, ainda pior:
- Que professor que será esse que não sabe explicar quando se deve usar o that e ainda assim fala sem medo?

Resumindo, será que não serei um "professorzinho" de merda se eu for desse jeito?
Avatar do usuário Donay Mendonça 48450 21 73 1125
L. Lande,

Você será - provavelmente já é um ótimo professor; não saber explicar algumas coisas não é nenhum defeito, defeito é ficar parado e não adquirir nenhum conhecimento nesta vida. Você não deve desanimar, pois, com tempo, dedicação e perseverança, vai saber explicar tudo direitinho; recomendo ler as explicações aqui do fórum atentamente, reler os posts do blog sobre tópicos gramaticais, com isso, pode ter certeza que você vai chegar lá. Eu, particularmente, me preparo muito mentalmente, principalmente quando não estou fazendo nada em casa, daí foco nos assuntos que futuramente explicarei. Lembre-se: Practice makes perfect.
Nossa, Donay, você disse tudo: Practice makes perfect. Realmente, se eu estudar sempre, revendo as máterias eu vou digerir cada uma delas mais facilmente. Muto obrigado, sinceramente.