Uso do could not e can not

Oi gente, tudo bem? Estou estudando modal verbs e surgiram essas duas frases e fiquei em dúvida sobre qual papel esses modal verbs estão desempenhando nelas.

I couldn't stop e I can't stop, ambas estão se referindo à um jogo, que não conseguiram parar de jogar. Eu queira saber se nessas frases o could e can estão desempenhando papel de ability ou possiblity... E também gostaria de saber se mustn't pode ser substituído por didn't have to, até onde eu sei não, mas também está no exercício e fiquei na dúvida. Desde já, obrigada!

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
1 resposta
Cinnamon 16 60 502
Estão desempenhado o papel de modais kkk.
Kidding!

Eu traduziria como:
"Eu não conseguia parar..." (não podia/poderia/pude - couldn't)
"Eu não consigo parar..." (não posso - can't)

Os modais são uns verbos diferenciados, fica difícil definí-los como só isso ou só aquilo. Sugiro que você procure aplicar as regras que está apredendo ao contexto em que tais verbos são apresentados. Por exemplo, eu digo:
"Eu sei nadar." em português, e
"I can swim." in English.
Pois é, eu posso, sou capaz, eu sei nadar.
Esses são os modais, diferentes de qualquer coisa em termos de verbos. Aplicar ao contexto seria tentar entender em que situações eu os utilizo. Eu, por exemplo, aprendi no começo dos meus estudos que "may" e "might" seriam presente e passado com o mesmo significado. Isso não é verdade, já que não são o presente e passado de um mesmo verbo e sim, dois verbos modais que em algum momento podem convergir, mas que têm usos bastante diversos e diferentes entre si.

Quanto ao "have to", "don't have to" and "didn't have to" todos são perfeitamente possíveis mas, não têm o mesmo significado do "must / mustn't". No caso do presente afirmativo ou negativo o "must" e o "have to" se diferenciam ainda que slightly (ligeiramente). Não têm, portanto, exatamente o mesmo uso.
Já o "didn't have to" não pode ser comparado com o "mustn't" porque esse último não é utilizado com sentido de passado ou futuro, o que é característica frequente dos modais clássicos (são meio que atemporais).

Espero que tenha ajudado, é apenas a opinião de um aluno aplicado.

Cheers!
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA