Verbo "to be" no início de uma frase: Como utilizar?

Hello guys!

Sabe como é, né?
Estudante... Que "estuda sozinho"... Muitas perguntas... Rsrsrs...

A minha dúvida desta vez é sobre o verbo Be.
No início de uma frase:

Ser meu amigo! - Being my friend!
(iniciando com ING)... Ok!

Seja meu amigo! - Be my friend!
(forma imperativa)... Ok!

Agora...
Quando eu inicio uma frase com "To Be" (se é que isso é possível), o que afinal ela significa?

To be my friend.
"Ser seu amigo" OU "para o meu amigo"?

Conheço a famosa frase de Shakespeare ("To be or not be")... além de também saber da tal "licença Literal" para poemas, musicas, etc... Talvez minha duvida parta dai, sei lá...
Enfim, existe ou não? E certo usar ou não? O que significa afinal?

Pleeeeease!:)
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 9590 15 182
Oi Caio,
Bom dia.

Vamos começar com o seguinte exemplo:

Ser engenheiro nesta companhia é um saco = To be an engineer in this company is a drag / Being an engineer in this company is a drag.
Trabalhar como engenheiro nesta companhia é um saco = Working as an engineer in this company is troublesome / To work as an engineer in this company is troublesome.

Dependendo do contexto, o gerúndio (-ing) e o infinitivo (to + verb) podem ter o mesmo significado ou não.
To be é utilizado como verbo "ser ou estar.

Being é um verbo no gerúndio, e também pode ser usado como um substantivo. Veja o exemplo abaixo:

O ser humano é complicado = The human being is complicated.

Recomendo que leia o seguintes tópicos no English Experts:

https://www.englishexperts.com.br/forum/how-to-use-be-being-and-been-t613.html

https://www.englishexperts.com.br/forum/infinitivo-x-gerundio-quando-e-como-usar-o-ing-t10819.html

Espero ter ajudado!
Olá Ricardo...

Então...
Desde de já, agradeço pela ajuda. Obrigado mesmo...

mas... para ser sincero, após ler a fundo os dois links que você passou, a minha divida aumento.... Rsrsrs

No segundo link, um colega perguntou qual das duas frases a baixo estariam corretas, e o prof. Donai respondeu que ambas formas estão corretas e que a mais comum era com ING. As frases eram:

TO SLEEP without you is very boring.
SLEEPING without you is very boring.

No primeiro link, um outro colega perguntou sobre mais duas frases, e a resposta do professor foi que ele recomenda a forma com ING. As frases eram:

BEING unique is so incredible.
BE unique is so incredible.
(Neste ultimo caso, sem a partícula TO)

Em nenhuma das respostas foi usado a palavra ERRADO. Sendo assim, pegando a ultima frase como exemplo:

BEING unique is so incredible.
TO BE unique is so incredible.
BE unique is so incredible.

Posso concluir que todas as frases/formas estão corretas, sendo que a única diferença é que a forma MAIS COMUM é usar com ING?
Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 9590 15 182
Olá Caio,

Peço desculpas pelo transtorno.
Partindo desse pressuposto, entraremos em um assunto conhecido como Modos Verbais: Subjuntivo, Imperativo e Indicativo.

As frases apresentadas abaixo estariam trabalhando os dois últimos modos. Por favor, veja:

BEING unique is so incredible = TO BE unique is so incredible = Ser único é tão incrível.
BE unique is so incredible = embora apresente a ideia de Imperativo, seria melhor escrita da seguinte maneira: BE unique! It is so incredible.

Retirar a partícula TO dos verbos no infinitivo é o mesmo que dar uma ordem, um conselho ou uma recomendação em inglês.

Recomendo que você leia o tópico abaixo:
https://www.englishexperts.com.br/o-imperativo-no-ingles/?lang=pt-br

Fontes: (1) Longman Dictionary. Pearson Education.
(2) English Grammar in Use. Raymond Murphy.
Olá novamente Ricardo...

Não havia me atentado quanto ao modo imperativo em umas das frases, mesmo porque esta frase, em um dos links, faz parte de uma responda ligada à se iniciar uma frase com o verbo to Be, não fazendo referência ao modo subjuntivo.
Obrigado pela ajuda!
Agora sei que quando iniciar uma frase no infinitivo...

To be your friend.
To eat a lot.
To find the key.

Não estará errado, apesar do mais comum ser...

Being your friend.
Eating a lot.
Finding the key.

Thank you! :-)