Como interpretar frases com o Present Perfect

Vi essa explicação aqui:

"Agora, se você quiser traduzir, aconselhamos que pense na frase de uma forma que você a diria em português. "I have lived here since 1990", por exemplo, achamos que soa mais natural como "eu moro aqui desde 1990". Já "I have studied English recently" pode soar mais natural se traduzir como "estudei inglês recentemente". E esta é a grande "pegadinha" do Present Perfect: ele pode ser passado ou presente em nosso idioma."

Depois de ter lido isso fiquei com uma dúvida; "I have lived here since 1990" não significa "eu moro aqui desde 1990" exatamente, e sim, "eu tenho morado/vivido aqui desde 1990", ou seja, uma clara ação iniciada no passado que continua até hoje, não é mesmo? Ou estou errada?

"I have studied english recently" Essa é que eu não sei se é "Eu tenho estudado inglês recentemente", ou "Estudei ingles recentemente".

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
1 resposta
  Resposta mais votada
9 61 593
Mariana, eu acho um pouco complicado traduzir frases com o present perfect ao pé-da-letra. Vai depender do contexto:

"I have lived here since 1990".
A preposição "since", nesse caso, se refere à um período de tempo que começou em uma data específica no passado e continua até hoje, portanto podemos traduzir das duas maneiras:
"Eu moro aqui desde 1990", e "Eu tenho morado/vivido aqui desde 1990". Em português não é comum dizermos "Eu tenho morado/vivido aqui desde...". O mais comum é dizermos "Eu moro aqui desde...".

Mas,

"I have studied English recently"
O advérbio "recently", nesse caso, indica uma ação que ocorreu em um passado recente, portanto a tradução correta é:
Eu estudei inglês recentemente.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!