Como organizar um Substantivo Composto em inglês

Como organizar substantivos compostos (feitos de vários outros substantivos), especialmente quando são grandes?

Por exemplo, temos World Health Organization. Por que é nessa ordem? Outro exemplo é CPU (Central Processing Unit).
Eu sei que, no caso de dois - como em Force Field -, o primeiro substantivo troca de lugar com o segundo, mas, quando tem 3 ou mais substantivos, eu já não sei o que fazer.

Existe alguma regra para organizar esses tipos de substantivos?

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
6 26 454
EDVANE,

Chamamos de substantivos compostos abertos, aqueles que são escritos com duas ou mais palavras, sem sofrerem alterações em sua escrita e apresentam a função de substantivo. Quando estudamos palavras compostas, frequentemente as associamos aos substantivos compostos, mas saiba que também podemos ter preposições compostas e adjetivos compostos, por exemplo.

Vamos focar nos substantivos compostos. Ok? ;-)

Eu lamento informar, mas na língua inglesa, a regra de formação dos substantivos compostos não é muito clara. O que acontece é que muitos dos substantivos compostos são escritos como uma palavra, mas alguns são escritos com hífens ou espaços. No inglês moderno, os hífens são menos comuns do que no passado.

Em relação a sua dúvida estamos tratando do substantivo composto aberto de três palavras, World Health Organization. E para nos aprofundarmos, é muito importante que você tenha conhecimentos sobre o uso do possessive 's ou caso genitivo, e também da preposição of.

Quando dominamos esses assuntos, podemos partir para o estudo de um dos assuntos mais complexos da língua inglesa que é chamado de substantivos agrupados: escolha de estruturas (nouns in groups: choice of structures). Esse é o assunto que detalha aproximadamente como os substantivos compostos de mais de duas palavras podem ser formados.

Em geral, as sessões de regras apresentados nos livros quanto a esse assunto apresentam tendências do que deve ser seguido e ainda por cima há muitas exceções. Para termos certeza de qual estrutura deve ser utilizada para expressar uma ideia em particular, será necessário que você consulte um bom dicionário ou livros especializados em gramática.
_____
Quando lidamos com as estruturas dos substantivos, existem três que são padrões:

1- noun + noun [substantivo + substantivo]
2- noun + 's + noun [substantivo + caso genitivo + substantivo]
3- noun + preposition + noun [substantivo + preposição + substantivo]
_____

As estruturas apresentadas tratam apenas de dois substantivos.

No caso do exemplo citado, temos três e podemos expressar a ideia de uma organização mundial da saúde ou organização da saúde mundial de duas maneiras:

- Organization of World Health
- World Health Organization
_____

Uma vez que as duas expressam a ideia corretamente, o ideal é optar pela segunda, pois assim seremos mais objetivos em nossa comunicação. Reforço que essa opção implica na escolha de estruturas e isso é uma tendência seguida pelos falantes nativos do inglês, e não uma regra propriamente estabelecida.

O mesmo ocorre para CPU. Se quisermos expressar a ideia de que tal objeto é a unidade de processamento central ou unidade central de processamento, temos as seguintes opções:

- Unit of Central Processing
- Central Processing Unit
_____

Quanto ao substantivo composto force field, que significa escudo defletor, tela de blindagem ou campo de força, eu gostaria de esclarecer que o que houve não foi uma troca. Quando usamos a palavra troca, estamos tratando da inversão de duas palavras, tal como ocorre quando um adjetivo é colocado antes de um substantivo. O que houve aqui foi uma justaposição das palavras, isto é, as palavras force field tiveram sua escrita preservada e formaram um novo substantivo.
_____

REFERENCE: SWAN, Michael. Practical English in Usage. Oxford. 1995.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Ricardo, muito obrigado! Eu só fiquei em dúvida no porquê que não houve uma inversão em Force Field.
6 26 454
Disponha! :)