Como você estuda inglês?

Avatar do usuário Lucas Vinícius 255 7
Oi pessoal uma plano de estudos no estudo de qualquer coisa é uma das coisas
mais importantes.
Quanto a plano de estudos eu me refiro a um esquema passo a passo do que
fazer para chegar a determinado objetivo.

Meu Plano de estudo se resume a :

Eu escuto listening durante o dia divido em intervalos de tempo. 30 minutos

Eu não aprendo palavras soltas , eu aprendo frases.

Eu foco em materias com o inglês utilizado no dia-a-dia.

Eu reviso os contéudos já estudados.

Eu pratico com o nativo.

Eu não foco em gramatica aprendo como uma criança aprende sua lingua.

Eu aprendo devagar e profundamente pois para se reter algo deve se ouvir
este mesmo entre 20 e 50 vezes .

Postem como vocês estudam e vamos compartilhar.

:D
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Eu não sei se eu chamaria de "plano de estudo" devido à total informalidade e falta de planejamento, mas vamos lá...

Comecei a aprender inglês por volta dos 9 anos (criança ainda, daí a falta de planejamento e a informalidade do negócio hehe) e, como filho único de mãe solteira, passei bastante tempo com video-games, aí fui pegando inglês a partir dali. Já tinha uma ideia do básico (quando digo "básico" eu quero dizer o básico MESMO, como um "the book is on the table" ou afins), então eu tentava entender as frases das histórias dos jogos usando o pouco que eu sabia e tentando descobrir o resto através de raciocínio lógico.

Por exemplo, digamos que o jogo tenha um personagem não-jogável que fala para mim algo como "You must go now and fight the villain and his minions". Eu conseguia entender o que é o "you must go now" por causa do básico (eu havia feito dois anos de curso básico de inglês na época), eu já tinha ideia do que significava "fight" por sempre ver no mesmo contexto nos jogos, "villain" lembra "vilão", logo... (na época eu ainda cometia o erro de achar que palavras semelhantes em contextos semelhantes realmente são a mesma coisa, como "college" e "colégio", ambas sendo no contexto da educação) e "minions" eu realmente não sabia o que era, mas pela forma que a frase está escrita, eu imaginava que era alguma coisa como "aliados" ou "seguidores" ou afins. Claro que havia momentos em que eu precisava consultar dicionários de inglês (e estes momentos ainda acontecem hoje em dia, especialmente com linguagens mais técnicas e formais, já que eu aprendi um inglês mais informal).

Com o tempo fui adquirindo mais palavras e isso foi melhorando (e os erros toscos como o do college foram sumindo hehe), quanto mais palavras eu tinha, menor era a quantidade de palavras da frase que eu precisava descobrir usando raciocínio lógico, e fui praticando a pronúncia com vídeos (não vídeo-aulas de inglês, mas vídeos de programas norte-americanos ou britânicos, mesmo).

No fim, meu estudo de inglês nunca foi algo planejado, eu nem sequer pensava em aprender inglês, eu apenas aprendia "sem querer" tentando entender as histórias dos jogos que eu jogava. No fim isso se estendeu a vídeos e programas norte-americanos e britânicos que não possuíam (ou não possuem) legendas.

Hoje em dia, eu continuo jogando em inglês e assistindo vídeos, continuo aprendendo do meu jeito informal. Não sei se eu recomendaria a todos. Funcionou pra mim, mas pode ser uma exceção, existem variáveis demais para poder dizer com certeza. O que posso dizer é que, se alguém sente muita dificuldade com o estudo mais "formal" do inglês, que tente se afundar nos games (que tenham história, não um Mario da vida) de tempos em tempos para ver se é mais fácil aprender dessa forma.

E santo deus, essa resposta ficou MUITO maior que eu imaginava =X