Contáveis e incontáveis: Porque posso dizer "two sugars"?

Olá,

Estou estudando a classe dos substantivos (nouns) em Inglês e me deparei com um exemplo de substantivo incontável (sugar) que vai para o plural em uma determinada situação. O caso é: two sugars.

Minha gramática (Parrot, Martin. Grammar for English Language Teachers) diz:

We can use a lot of generally uncountable nouns as countable nouns, for example, to describe:
    ...
    - a quantity/unit of something
    a beer or two beers, two sugars

A única explicação que encontrei para essa "plurificação" da palavra sugar é que quando substantivos em Inglês vem depois de números maiores do que 1 (um), eles devem estar na forma plural.

Acho que esse é mais um caso de exceção do que de regra, tratando-se de contáveis e incontáveis, mas gostaria de saber se mais alguém já se deparou com exemplos assim e quais são eles (além de sugar e beer)?

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Telma Regina 22765 9 58 571
Nesse caso, em particular, "two sugars" refere-se à quantia de "sugar cubes" ou "teaspoons/spoons of sugar" que a pessoa, por exemplo, coloca em sua bebida e é por isso que o texto fala em "a quantity/unit of something". É muito comum esse uso na linguagem do dia a dia.

Two sugars = two sugar cubes = two teaspoons/spoons of sugar.

Exemplos:

How do you take your coffee?

I take my coffee black with two sugars, please.

Ou
I take my coffee with two sugars and one cream, please.
Ou
I take my coffee with milk and two sugars, please.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Henry Cunha 9970 2 17 177
Uma discussão bem completa do assunto em http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/noncount.htm.

Muitos substantivos passam de "mass nouns" para "countable nouns" dependendo do nível de abstração em que são usados. Em geral, eu diria que seguir essa lógica deve facilitar o uso adequado -- sem procurar memorizar listas de palavras.