Cronograma de estudos

Conheci hoje o site e fiquei surpreso com o excelente conteúdo, mas são tantas informações que fiquei meio perdido.

Como não sei nada do idioma, queria montar um cronograma de estudos, pois chego bem cedo no trampo, então tenho umas duas horas livres de manha para poder estudar.

Se alguém puder me dar uma mão de ´por onde começar, o que estudar primeiro, ficarei bastante agradecido.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49115 21 73 1138
Olá Humberto,

Deve-se sempre levar em conta a necessidade de se praticar as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) em equilíbrio. Você pode começar com formas simples: frases de cumprimento e despedida, tópicos gramaticais essenciais (presente, plural, etc.) e leituras de textos simples. Tentar manter uma frequência sem passar longos períodos afastado dos estudos do idioma, e tentar interagir com quem também se interessa pelo assunto e traga motivação.

Boa sorte!
Donay, valeu pelas dicas. Eu li i segundo artigo sobre os autodidatas e vi que tem alguns livros indicados. fiquei interessado no livro "ingles na ponta da lingua' e no "como não aprender ingles". O como não aprender ingles, no site de comprars diz que é indicado para alunos do nivel pre intermediario. Gostaria de saber se voce indica, para uma pessoa como eu que não sabe nada de ingles, a compra deste segundo livro, pois o outro, ingles na ponta da lingua, eu decidi comprar.

Ja ous outros dois, são totalmente em ingles. MEsmo assim são recomendados para iniciantes assim como eu?

abraços, e obrigado pelas dicas, to viciadão no site.

PS: eu resolvi começar, como indicado pelo site, a estudar com coisas que eu gosto. Por exemplo, video-games, já que a maioria dos jogos são em ingles, pensei em pegar dialogos, até mesmo o manual do jogo e ir traduzindo. Pensei tambem em fazer a mesma coisa com quadrinhos e musica, e pensei tambem em ir no site do yappr, colocar os videos para rodar, tirar a legenda em portugues, e tentar traduzir o ingles. Voce acha que é um exercicio interessante? este tipo de exercicio é bom para pegar vocabulario?
Avatar do usuário Donay Mendonça 49115 21 73 1138
Olá Humberto,

Ambos os livros são muito bons e recomendo com certeza ,não se preocupe muito com níveis mas sim com seu próprio desempenho na hora de praticar, procure diversificar opiniões e abordagens e com o tempo fazer seu próprio julgamento. Também sou fanático por games e confesso que aprendi muito com RPGs (Final Fantasy, Phantasy star, etc.)

O exercício sugerido por você é interessante, mas procure não tirar a legenda em português ou pelo menos coloque uma legenda em inglês. Vá em frente!

Bons estudos!
Hi,

Eu sei que existem várias dicas de inglês como: escute músicas, leia livros, assista filmes, etc.. Tenho todo este material em casa, inclusive um livro de gramática, mas não sei por onde começar. Gostaria que alguém me desse uma dica de como organizar os meus estudos de inglês, para que seja eficiente. Quero falar inglês fluente, e sei que para isso tenho que fazer um trabalho diário de estudo da língua. Alguém pode me ajudar?

Thank you.

I know that exists several ideas about how to learn English. Something like that: Read books, watch films or listen musics. I have all this at home, includding a grammar book, but i don't know how to start. i would like someone help me. How should i do?

Please, escrevi em português e tentei passar paera o inglês, além de me darem a dica, alguém pode corrigir o meu texto em inglês?

Obrigado,
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
De grão em grão a galinha vai enchendo o papo. No seu caso, de palavra em palavra você vai enchendo o vocabulário.

A gente só aprende errando e, não raro, erra aprendendo. Parabéns pelo seu progresso! Você pelo menos tentou escrever em inglês. Parabéns mesmo! Vá fundo.

MAS eu sugiro a orientação de um professor. A andorinha autodidata, só, que está em você, pode não fazer verão. Precisa da companhia de outras andorinhas (andorinhas = professor).
Thank you for your answer.

I did a English course during a long time, but actually i study at home.
That's why i wrote this question. I have books, CD's, movies and grammar books, but sometimes i don't know how to start.

Bye
Olá,

Também acho que vc precisa de uma orientação, mas se não tiver ninguém que possa te ajudar, aconselho vc a comçar com um livro básico de gramática e complementar os estudos com as dicas do EE e ouvir o podcast... Leia (e veja) o artigo do EE sobre kit de estudos, está em tres partes. Se seguir as dicas é garantido que pregridirá nos seus conhecimentos...estou seguindo o método e está em ajudando bastante...Good Luck!
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Olá Ana

Também concordo com os colegas acima, que sugerem o acompanhamento de um professor. Mas, caso esteja determinada a estudar sozinha, segue uma sugestão.

Trabalho na área financeira a o meu trabalho gira em torno do budget da empresa, realizado sempre no mês de outubro, para o ano seguinte. Estabelecemos metas mensais, as quais devem ser "rigorosamente" cumpridas, ou então superadas. Pode parecer engraçado, mas usar essa "metodologia" para atingir algumas outras metas que eu tenho na vida tem me ajudado bastante.

A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que você preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.

Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles.

Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).

Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí você se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele você vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).

No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).

Exemplo para a coluna de atividades:

  • Grammar: acompanhamento do livro XYZ.
  • Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados
  • Writing: é bem provável que o livro q você for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano.
  • Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes
  • Podcasts: Escolha em Melhore a pronúncia do seu inglês com a ajuda dos Podcasts e sugiro use este o método descrito no Kit de Estudos de Inglês.
  • Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro também que grave áudios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar.

Não se esqueça também de colocar na sua tabela "Pedir socorro no fórum English Experts sempre que necessário" :D

P.s.: não venha aqui só pedir socorro, ok? Use ele para tirar dúvidas, leia dicas, faça os exercícios, participe respondendo perguntas de outros colegas, consulte o Gramática do inglês: Guia rápido de consulta quando necessário, enfim, use o fórum a seu favor.

Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS!

Flávia
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Achei excelente o Cronograma da Flávia

Acho que sempre tem que haver motivação , saiba que sempre vai haver em qualquer coisa que você faça ou qualquer outra pessoa, dificuldades e "pessoas desmotivando"( sendo com palavras ou atos) e você tem que continuar.
Eu estudo há alguns meses e encontrei muitas dificuldades e ainda encontro , mas eu vou tentando seguir , até mesmo de pessoas que eu pedir ajuda me deixaram um pouco desmotivada. Pra falar a verdade tiro notas boas no colégio(Ingles e Espanhol são obrigatórios) que estudo e faço parte de uma turma especial( estudos avançados), mas o ingles me fez ser a pessoa mais burra do mundo. hehehehe...

Eu acho que você tem que começar pela gramática para saber criar frases, não desista diante de assuntos "um pouco" complicados .