Falsos Cognatos: Absolutely e Absolutamente

Um falso cognato curioso é "absolutely", que, em inglês, serve para enfatizar uma resposta positiva, ao contrário do nosso "absolutamente" que serve para enfatizar uma resposta negativa. Em português: "Você me empresta seu carro?" "Absolutamente" (ou seja "de jeito nenhum" ou "definitivamente, não."). Em inglês: "May I borrow your car?" "Absolutely" (ou seja "claro que sim" ou "certamente").

Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
4 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Olá Luferom,

Em inglês temos Definitely que tem um sentido semelhante ao Absolutely.

Are you going to see her? (Você vai ver ela?)
Oh, definitely! (Com certeza!)
Acredito que tem o mesmo sentido em português. por exemplo se eu pergunto para alguém se a pessoa pode me emprestar o carro e a pessoa me responde "absolutamente", vou entender perfeitamente que posso pegar o carro.

All the best

Aline
Hello Aline 2507

Veja outros exemplos:
ABSOLUTELY = [claro que sim] / [ABSOLUTELY NOT = absolutamente]

Are you absolutely sure? (Você tem certeza absoluta?)
She's absolutely right. (Ela tem toda razão.)

absolutely! claro (que sim)!, com certeza!

absolutely not! absolutamente!, de jeito nenhum!

Preste muita atenção ao usar esta palavra em inglês e o cognato “absolutamente” em português. Essas duas palavras têm sentidos opostos e têm o potencial de causar grandes mal-entendidos! Como bem sabemos, “absolutamente” em português tem sentido negativo e é normalmente usada para recusar uma oferta, pedido, sugestão etc. A palavra “ABSOLUTELY” é usada em sentido contrário, ou seja, esse termo é utilizado para concordar. No exemplo a seguir, significa “Claro que sim!”; “Com toda certeza.”; “Sem dúvida.”.
A: Do you really think he did the right thing?
B: Absolutely!
A: Você acha mesmo que ele agiu corretamente?
B: Com certeza!

Abraços e bons estudos.

Emanuel.
O que torna o conhecimento cada vez melhor - através do site https://www.englishexperts.com.br - são os exemplos, sugestões e a clareza como as dicas são publicadas. Parabéns, a dica serviu muito pra mim também... (absolutely!).
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!