Frustração de não conseguir falar inglês

Oi gente, queria fazer um desabafo aqui... Vejo um monte de gente do nada falando inglês, ainda que coisas básicas, como passar ou pedir informação, fazer um pedido num restaurante etc, mas nem isso eu consigo, sou extremamente travada e fico direto perguntando COMO foi a transição da pessoa pra falar inglês, mas todos dizem que não lembram, não tem uma resposta clara, como se o idioma tivesse sido incorporado na pessoa e que tivesse sido muito fácil.
Sempre que me perguntam eu dou muitos detalhes das coisas novas que acabei de aprender, o quanto é significativo, mas só evoluo no listening, writing e reading, falar sempre me frustra...
Eu até TENTO, faço aula particular de conversação com um cara 4x por semana, estudo no Kumon de inglês e ainda vejo vídeos do prof. Kenny, ou seja, eu to o tempo tempo vendo algo sobre. As aulas de conversacão tenho a sensação de que não servem pra nada pq não evoluo (e faço com 2 pessoas diferentes)

Se puderem contar a experiência de vcs, ajudaria muito...

Já vi vídeos de pessoas no youtube dizendo que ficaram fluentes com série, ou música... O que particularmente eu não acredito, pq eu vejo tudo em inglês e destrincho cada música que escuto, fico repetindo a pronúncia de cada palavra... Não me levou mais do que entender algumas sentenças e jargões

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
4 respostas
Ordenar por: Data
Flavia.lm 1 10 105
Alessandra,
O processo é bastante pessoal, varia de pessoa pra pessoa. Mas será que você não tem evoluído mesmo, ou está se cobrando muito, ou tendo pressa demais?
Já conversou sobre seu professor sobre isso, pedindo para ele avaliar seu desempenho desde quando começou e como está agora?
Já pensou em gravar vídeos seus, e ir comparando de tempos em tempos?
PPAULO 6 51 1.4k
Eu te entendo, Alexandro. Eu passei por isso, talvez em diferentes graus.
Na faculdade tinha discussões e as pessoas recebiam um papelzinho para falar sobre, ou eu 'pedia' a Deus que não chegasse a minha vez, eu suava as mãos etc.
Mas olha, depois de estar empregado eu fui fazer um curso de inglês, e adivinha! No primeiro dia o professor informou que toda a comunicação seria em inglês! Ele falaria o mínimo, só quando visse que aluno realmente não estava entendendo muito do que ele falasse.

Nessa época eu já tinha vencido a barreira, pois encontrei pessoas de outros países na rua e no trabalho e entabulei conversa com elas mesmo com inglês 'ruim' (o meu e o delas). Algumas vezes encontrei chineses, russos, franceses, etc, pra minha 'sorte' eles também tinham inglês macarrônico!
Um dia eu estava no Shopping Manaíra comprando alguns "novels" (do Grisham, do Crichton etc) e essa pequena menina de seus 10 anos mais ou menos toda animada vem falar em inglês comigo.
Foi um 7 a 0 (0 pra mim), até que em dado momento ela percebeu que eu não era essa Coca Cola toda e mudou pra português. Minha esposa ria, porque eu estudava há tanto tempo e isso aconteceu?
Descobri que a garota vivia assistindo séries, fazia curso de inglês, viajava, e tudo mais.
Dias depois um americano estava na cidade e não encontrou uma só pessoa que falasse a linguagem. Ele me viu com a turma num local onde tinha turistas e falei algo em inglês com um. O cara me seguiu, tinha perguntas, ia pra Recife depois, tinha um monte de perguntas. Ora meu inglês era 'menos' que o de uma criança..., mas consegui falar e passar as informações que ele queria (era um poço de água, mas não filtrada, e de cor suspeita, num deserto onde não tinha nada, então ele se esforçou e eu também).

Sabe, existem pelo três coisas que percebi:
1-Que as coisas acontecem e não são o pesadelo, o drama que a gente espera...

2-Que é provável que estando "entre iguais" a gente se retraia, se a gente está na escola tem medo de fazer pergunta porque a pergunta "pode ser boba", por que os outros irão falar, etc. Isso é uma força que dissuade, nos impede de ir a frente. A pessoa volta pra casa com a dúvida, e eles também!

3-Que a gente tem que comparar nosso nível com o nosso nível anterior, não com o daqueles que estão no "!avançado". Ademais, ao falar inglês com outros, eles também tem necessidade de se comunicar, de se informar, de expressar sua amizade, carinho, conforto, buscar informação, e tudo mais.

Ao retroceder e não falar o que você está fazendo com o outro é negar a oportunidade de crescer na linguagem e de lhe conhecer e deles deixarem-se conhecer.
Pense como uma festa em que você foi convidada, se não for a festa continua, eles vão se divertir sem você, outros irão. Mas não pode reclamar, você foi convidada.
No final das contas é NÓS que estamos achando que eles estão nos 'avaliando', quando na verdade eles estão se divertindo, informando, se comunicando e aprendendo no processo...

Não deu? Okay, pense em quando você faz algo muito bom para alguém, ela te agradece e você está acostumada a isso e se esquiva (fica calada, ou dá um jeito de 'escapar', dá um sorriso amarelo, etc), você estaria não só se travando, mas 'tirando' da outra pessoa a oportunidade de agradecer por algo bom, saudável e positivo que você fez pra o(s) outro(s).
Isso poderia remeter a um sentido de perfeccionismo seu ou ao fato de querer ser humilde, mas na verdade pode ser falsa modéstia, humilde é dividir os créditos com uma equipe ou aceitar o elogio (pois o outro foi suficientemente humilde pra lhe dar créditos) além de não desincentivar o outro (a te elogiar). Por isso que hoje em dia muitas pessoas não falam, não dão bom dia, e se falarem com elas não se terá retorno, em elevadores. Isso por anos...
PPAULO 6 51 1.4k
Certamente as pessoas que aprenderam inglês com o YouTube não aprenderam só com o YouTube, entende?
Assim como tem gente que pagou um curso de conversação e ao sair da aula deixa os cadernos e o material fiicar 'pegando pó', e não pesquisa, estuda ou lê, mais nada,
Digo isso de experiência própria, fiz o tal curso e tinha muita gente boa no que fazia e não estava 'destravando' em inglês.
Imagine que eu chegava no meio da aula (uns 20 minutos atrasado) e tinha muitos deles 'me esperando' pra ajudar a fazer os exercícios! Eu chegava atrasado esse tempo, terminava o meu, ajudava, explicava (uma boa forma de 'reaprender' ou fixar conteúdo, acredite) e depois ainda sobrava uns 15 minutos pra que eu pudesse fazer minhas perguntas ao professor, tipo trazer palavras como "double whammy", a pronúncia de "tree" vs "three" etc.

Concordo com a Flávia, experimente comparar seu ritmo, seu progresso, com você mesmo há meses atrás, há anos atrás, etc, não com o CDF da classe, o professor ou qualquer outra pessoa.

E cuidado com o perfeccionismo, quando a gente é criança a gente leva toda sorte de tombo, as pessoas riem, e a gente nem liga, a gente continua e aprende a andar fluentemente, não é? :-)
O perfeito é inimigo do feito, não espere pra fazer algo só quando se achar fluente, erre e faça, erre e faça, se possível veja algum feedback, se a pessoa à sua frente 'mostrar sinais' de que falou algo impreciso (tsunami em vez de ssunami, por exemplo) você corrige, ou até eles mesmos vão dar dicas.

Lembrando que o método que serve a uns pode não servir pra outras pessoas, naquela mesma aula de conversation, os professores desencorajavam os alunos a ficar escrevendo, tomando notas na aula, e eu fazia quase escondido! (mas sem exagerar) :-)
Sua experiência mesmo lhe diz que aprender com YouTube não rola! Percebe? Há pessoas que são de falar interagir, outras de escrever e de repetição, há outros que gostam de fazer, há outros que aprendem com música, Games, e por aí vai. Se possível é bom ter o professor/tutor pra dar o feedback, nõs costumamos ser bem complacentes em julgar a nós e nossas habilidades...

Espero que consiga trocar "frustração" de não conseguir falar...para "desafio" de falar em inglês, pois frustração sugere algo que a pessoa tentou tentou e não conseguiu, desafio vai te fazer achar outros caminhos, vai te deixar com a mente aberta pra outras possibilidades!

Boa sorte, e desculpe o "jornal", espero ter ajudado e outros provavelmente dar mais algumas dicas, dividir suas experiências...
PPAULO 6 51 1.4k
Talvez conforte saber que até quem fala inglês erra, se não na gramática erra na compreensão.
Como na história do incidente do elevador, aonde o cara forte e mal encarado acompanhado dessa cachorra Pit Bull no elevador de um rico hotel em que já estava uma mulher rica. Aí ele ordena "Sit Lady" e ela obedece, ele então se desculpa, era pra cachorra não a mulher se sentar! Ela pensava que ia ser assaltada...
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA