Metodologia de estudos SQ4R

E ae pessoal, tudo bem?

No podcast #37 (https://www.englishexperts.com.br/english-podcast-37-mitos-sobre-o-aprendizado) o Alessandro e a Ana Lopes conversaram a respeito de um artigo chamado "Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology”. Este artigo apresenta várias técnicas de estudos e suas respectivas valorações (baixa, moderada e alta). Contudo, quero apresentar uma outra ideia neste post. =)

Entrando no mérito das técnicas e não das avaliações realizadas no artigo, existe uma metodologia de estudos chamada SQ4R (Survey, Questions, Read, Recite, wRite e Review) que aborda praticamente todas as técnicas apresentadas no artigo. Esta é uma metodologia que usa leitura ativa.

Link: http://www.fastol.com/~renkwitz/sq4r_study_method.htm

Atualmente eu tenho usado esta metodologia para estudar para concursos públicos. Acredito que ela possa ser usada também para aprender idiomas. Vamos supor que eu queira estudar uma seção de um livro (fazendo por partes – dividir e conquistar). Para isso eu preciso passar por todas as fases da metodologia: Survey, Questions, Read, Recite, wRite e Review.

Na fase Survey a pessoa dará uma olhada por cima em toda a seção a ser estudada. Ela procurará por palavras-chaves, palavras em negrito, figuras, tabelas, etc. Em paralelo com essa fase geralmente é realizada a fase Questions. Nesta, a pessoa fará interrogações elaborativas (porque, como, quando, definição, etc.). Também é válido buscar por questões no final do capítulo do livro, caso o autor do livro tenha criado uma lista de palavras-chaves e Review Questions.

Após a fase Questions, temos a fase Read. Nesta, a pessoa irá ler normalmente o texto procurando responder as questões que foram criadas.

Posteriormente teremos a fase Recite. A pessoa irá recitar (auto-explicar) aquilo que aprendeu, ou seja, a pessoa responderá em voz alta e com suas próprias palavras as perguntas feitas na fase Questions.

Na fase wRite, eu geralmente escrevo numa folha um resumo da matéria que foi aprendida usando como modelo a nota de Cornell. Isso além de ajudar mais ainda a fixar a matéria aprendida, servirá como base para a fase Review (a qual deve ser realizada periodicamente). Ao fazer um resumo enxuto (considerando palavras-chaves como verbos, substantivos e adjetivos), ao invés de reler 10 páginas, a pessoa irá reler 1 ou 2. Além disso, atrás desta folha eu coloco várias questões para usar como desafio, não permitindo que a releitura seja chata.

Link que explica como fazer uma nota de Cornell: https://www.youtube.com/watch?v=Lu7WM_fmR1k

O resumo feito não precisa ser linear (e nem deveria ser). Acredito que usar nota de Cornell em conjunto com mapa mental seja bem interessante. A nota, no caso, iria abranger o mapa mental.

Passando pelas fases desta metodologia de estudos, a pessoa verá a mesma matéria repetidas vezes. Como consequência, a informação ficará melhor consolidada na cabeça.

O que acham desta técnica, promissora? hehehe

Abraços, até mais. =)