O uso do That: Dicas e Macetes

Hi !
Eu fiz uma pesquisa sobre o uso do THAT , eu gostaria que vocês vissem a minha pesquisa e me dessem algumas dicas, regras, exemplos e etc, para mim complementar.

Ah... Primeiramente, Eu queria agradeçer aos autores desses sites que eu pesquisei ( inclusive o Blog English Experts ).
O Uso do That
1-QUANDO ELE É ESSENCIAL A UMA SENTENÇA.
• Usa-se o that obrigatoriamente quando ele possa ser traduzido como um pronome demostrativo.
Look at that man over there. ( Olhe para aquele homem alí )
I was living with my parents at that time. ( Eu estava morando com meus pais naquela época)
• Usa-se o that como sujeito da frase ( it )
That’s a nice dress ( È um ótimo vestido)

2- QUANDO ELE É OPCIONAL.
• Podemos omitir o that sempre que ele vier antes de pronomes ( I, You, He, She, It, We, You, They).

The people (that) I spoke were very helpful (As pessoas que eu falei foram muito úteis)

• É claro que na linguagem falada e informal nos casos em que ele é opcional, o “that” é deixado de lado. No entanto, na linguagem escrita ele aparece por questões de estilo ou clareza.

3- QUANDO ELE É PROIBIDO OU NÃO RECOMENDADO
• Tratam-se dos casos em que ele pode se repetir:

Now I just know that that is not right. – Forma Errada
Now I just know that is not right (Agora, Eu exatamente sei que não está certo)

• Abaixo segue uma lista de verbos em inglês que ao serem usados no dia-a-dia simplesmente dispensam por completo o "that" após eles!

accept, admit, agree, announce, argue, assume, believe, bet, check, claim, comment, complain, conclude, confess, confirm, consider, decide, deny, discover, doubt, expect, explain, feel, find, forget, gather, guarantee, guess, hear, hint, hold, hope, imagine, imply, infer, insist, know, learn, mean, mention, notice, predict, presume, pretend, promise, protest, prove, realize, recall, reckon, recognize, remark, remember, repeat, reply, report, say, see, show, state, suggest, suppose, suspect, swear, think, understand, warn, write.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49875 21 80 1155
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
A cada dia a função "BUSCAR" torna-se mais util para mim.

Estava eu fazendo um exercicio no Busuu.com e eles colocaram o seguinte exemplo:

"The viewers consider that that programme should come off the air."

Vi aqui neste tópico e em topicos relacionados que o uso repetido do THAT é considerado um erro por alguns e ate mesmo proibido por outros.

Então minha dúvida é...

por qual palavra devo substituir o THAT??

Seria "Then"???
Avatar do usuário Henry Cunha 9970 2 17 177
É uma boa observação saber que "that" pode ou não ser necessário dependendo da situação, mas eu aconselho que somente o convívio com o idioma -- e não regras -- ajudam nesse caso, e muitos outros. Por ex., é falso dizer que "that" pode ser omitido sempre que aparece antes de pronome pessoal. Um exemplo basta:

That he should say that surprises me. = Que ele diga isso me surpreende.

Para quem insiste que "that" nunca deve ser repetido, ofereço o seguinte exemplo, do NY Times:

"And Becky Kanis, the campaign’s director, commented: “There is this sense in our minds that someone who’s on the streets is almost in their DNA different from someone who has a house. The campaign is creating a first hand experience for many people that that is really not the case.”

http://opinionator.blogs.nytimes.com/20 ... %22&st=cse

Observar o comportamento da linguagem vale a pena, mas tentar aprender com mil regras não faz muito sentido. Melhor mesmo é ir se acostumando através de estudo regular (lendo, ouvindo, falando, escrevendo, imitando, etc.), e sem muito esforço vai saindo tudo certo!
Avatar do usuário Donay Mendonça 49875 21 80 1155
Complementando:

Neste caso, pode parecer incorreto, mas não está; os dois "that" estão corretamente colocados aqui:

"The viewers consider that that programme should come off the air."
"Os telespectadores consideram que esse programa deve sair do ar."

Boa sorte!
Muito obrigado, mais uma vez o EE esclarece minhas dúvidas.
Mesmo nos casos onde o uso do that é opcional prefiro usa-los , pois deixa mais claro , mais confortavel e ao meu ver mais bonito o que está sendo falado.