Will and Going to

Hi, can you enlighten me? I have doubts in these examples:

A. I can't join you at the party, I ___away for two weeks.
- will be?
- am going to be?

B. 10. Look at that beautiful sky! It most certainly ___ rain today.
- isn't going to?
- won't?

The exercice says the answer to A is "will be" and to B is "isn't going to" but I don't understand.

Thank you
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Utiliza-se will para se falar de algo que ocorrerá no futuro. Usamos be + going para ações futuras que estão sendo tomadas no instante da fala. Por exemplo, você está se arrumando para ir à festa, se alguém te visse se arrumando e perguntasse aonde você iria, deve se dizer: I'm going to the party.

Will expressa o futuro que ainda não chegou, be + going expressa o futuro que já está começando a se concretizar. Be + going expressa a ideia de certeza, que, na frase, é destacada pelo "it most certainly".

Espero que ajude.
Avatar do usuário Donay Mendonça 49925 21 80 1155
Nos exemplos mostrados no exercício, eu utilizaria "going to" em ambos. Observe.

A. Ao dizer que não pode ir à festa por que vai estar ausente durante duas semanas, a meu ver, a melhor opção é "going to". Devido ao fato de isto já ter sido pensado e planejado. Apesar do pouco contexto, esta é a impressão que se tem.

B. Ao olhar para o céu e verificar que ele está limpo, você tem evidências (certeza) de que não vai chover, então, o melhor uso é de "going to".

• De forma resumida, quando você não tiver certeza do que fará ou acontecerá no futuro ou tiver decidido na hora, o uso de "will" é o indicado. Se você tiver certeza, evidências, já estiver planejando, então faça uso do ''going to''.

Bons estudos. Compartilhe.