Apostilas de inglês para EJA a distância

Olá!

Este é meio que um pedido de ajuda aos professores de inglês aqui presentes. Estou com alguns dilemas e gostaria de pedir suas opiniões mais experientes. É o seguinte:

Estou desenvolvendo apostilas para EJA a distância em uma escola privada. O prazo é curto demais… Estou tendo que correr bastante, e preciso de definições o quanto antes. Na verdade, já fiz o material referente aos 3 módulos do Ensino Médio. Pronto está sim, mas tenho dúvidas ainda se fiz da melhor forma. Bem, mas agora estou começando as apostilas do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), e se vou mudar a abordagem, melhor começar por isto.

Observem que falei que trata-se de EJA a distância. O aluno recebe sua apostila, se vira e faz as provas presenciais. E é isso que me deixa com muitas dúvidas. Estou ciente (após muita pesquisa, inclusive) da forma correta de abordar o ensino da língua estrangeira, mesmo no caso de EJA. Tudo muito bacana, muito bonito, muito ideal. Mas encaremos a realidade… É a distância. Como vou abordar comunicação oral, leitura e escrita (escrita inclusa, pois não há professor pra corrigir, é tudo múltipla escolha)? Como vou passar vocabulário? Como vou NÃO partir da gramática (e, aliás, ficar praticamente só nisso)?
Avatar do usuário Donay Mendonça 45300 21 69 1022
Isabela,


''Observem que falei que trata-se de EJA a distância. O aluno recebe sua apostila, se vira e faz as provas presenciais. E é isso que me deixa com muitas dúvidas. Estou ciente (após muita pesquisa, inclusive) da forma correta de abordar o ensino da língua estrangeira, mesmo no caso de EJA. Tudo muito bacana, muito bonito, muito ideal. Mas encaremos a realidade… É a distância. Como vou abordar comunicação oral, leitura e escrita (escrita inclusa, pois não há professor pra corrigir, é tudo múltipla escolha)? Como vou passar vocabulário? Como vou NÃO partir da gramática (e, aliás, ficar praticamente só nisso)?''


Em relação a comunicação oral, minha sugestão é a de que se forneça ao aluno algum tipo de material de aúdio. Não precisa ser algo muito complexo, basta um CD, por exemplo, com a pronúncia e o significado dos termos mais importantes em cada lição.

Se não há professor para corrigir, você pode disponibilizar as respostas no final dos módulos. Ou, então, se houver um Website, disponibilizar as respostas no Website da instituição responsável pelo material.

O vocabulário pode ser trabalhado com textos e diálogos bem simples - que você mesmo pode fazer - e, juntamente com isso, dar ao aluno as explicações/significados dos termos/expressões mais complexos em uma página no final do livro, por exemplo.

A gramática pode ser explicada de uma forma que o aluno a vivencie, por exemplo, construir cada texto/diálogo dando ênfase a um tópico gramatical importante. E não apenas explicar a gramática e pronto.



Boa sorte!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Olá, Donay. Obrigada pela resposta! Mas então...

Não tem condição nenhuma de disponibilizar material em áudio, por inúmeras razões, infelizmente.

Estou fazendo exercícios e colocando o gabarito no fim das apostilas já. Quis dizer que fico limitada, sem poder trabalhar com atividades mais livres de escrita, que iriam variar de aluno para aluno.

Textos (diálogos, artigos, quadrinhos, músicas) eu já estou usando também. Mas, apesar de ter chegado a cogitar, não fiz um vocabulário completo no fim de cada apostila. Coloquei alguns quadrinhos de vocabulário acompanhando a maioria dos textos. Se tinha necessidade para o exercício, eu colocava. Mas muitas vezes o que seria trabalhado era a gramática. E como estou correndo contra o tempo, fiz esses cortes.

Nas apostilas do médio eu praticamente só coloquei textos em capítulos separados que criei com essa função. Um no meio com atividades abordando o que veio antes, e um no final idem. Em cada capítulo desses, coloquei de 1 a 4 textos, dependendo do quanto precisasse pra cobrir todos os assuntos. Não consegui fazer a inserção se textos a cada tópico de gramática. Usava exemplos soltos de frases mesmo. Com o tempo apertado, não sei se dá para seguir essa sua dica, de fazer textos eu mesma, ainda encaixando temas muito específicos com termos e construções também específicos.