"Conforme a": Locução Prepositiva ?

Olá pessoal,

Eu gostaria que vocês respondessem a esta pergunta:

A expressão "conforme a" é uma locução prepositiva ?

Thanks in Advance... :D
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Vejo, aí, uma preposição mais o artigo definido feminino a.

Opcionalmente, o Houaiss dá a preposição mais um a, dando a entender uma locução prepositiva de dois elementos.

Exemplo do Houaiss:

"a taxa é cobrada conforme o (ou conforme ao) lucro auferido".

Eu, particularmente, nunca vi esta locução prepositiva.
Marcio,
Thanks for your help...

Então, pelo que eu entendi, são duas formas que eu posso utilizar, sem alterar o sentido:

1) Conforme à Constituição Federal.../ Conforme ao testamento, o juiz procedeu.
2) Conforme a Constituição Federal.../ Conforme o testamento, o juiz procedeu.

A palavra “conforme” pode ser: adjetivo, advérbio, conjunção e preposição.
Veja o que o Dicionárioweb diz:

adj. Diz-se daquela coisa cuja fôrma é semelhante, ou igual, à de outra considerada como modelo: cópia conforme ao original. (Como adj., conforme vem seguido pela prep. "a", e às vezes, "com": está conforme com o original.)
Que corresponde a, convém a, concorda com.
Prep. Segundo: conforme seu parecer; conforme opinião geral. (Como prep., conforme não admite "a".)
Conj. Segundo, como, de acordo com o que: procedeu conforme lhe ordenaram.

Entende-se que:
Conforme:
Como adjetivo, admite a preposição “a” e, às vezes, “com”. Como preposição, não admite a preposição “a”. E como conjunção e advérbio? :?

Creio que, em primeiro lugar, temos que analisá-lo (conforme) para descobrirmos a classe gramatical. Será ? :?
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Não sei quanto às gramáticas, mas eu não a usaria com o artigo.
Conforme pode ser:

adjetivo - ex. copia conforme ao original (note aqui a regência, caso trocassemos por um sinonimo: igual, semelhante)
copia igual ao original, copia semelhante ao original.

entao, se tivessemos substantivo feminino: ex. cópia conforme (igual) à anterior. (justifica o uso da crase "a" preposição + "a" artigo)

ainda podendo ser expresso por: ex. conforme "com" o original (forma tb aceita)

preposição: conforme sua orientação (= segundo sua orientação), neste caso, sem artigo.

e ainda

conjunção: ex. seguiu as instruções conforme lhe passaram.

considerando que como preposição, conforme não admite artigo e que, nos seus exemplos:

1) Conforme à Constituição Federal.../ Conforme ao testamento, o juiz procedeu.
2) Conforme a Constituição Federal.../ Conforme o testamento, o juiz procedeu.

ele funciona como adjetivo (1) e conjunção (2), então não é locução prepositiva.