Em quanto tempo de listening eu consigo entender 80%?

Olá, pessoal.

Eu gostaria de tirar uma dúvida: em quanto tempo MAIS OU MENOS, fazendo 1 hora de listening por dia, eu entenderia pelo menos 80% do inglês falado? Eu sei que isso é relativo, vai depender do nível e do tamanho do vocabulário do estudante, mas eu só quero uma NOÇÃO pra um estudante beginner.

Obrigado.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Cinnamon 15585 15 41 353
Hi there!

Como você mencionou é relativo, principalmente porque "listening" envolve vocabulário, mas também envolve estrutura da língua e principalmente "skill" ou a habilidade de ouvir/escutar. Isso mesmo, precisamos ter a habilidade de ouvir, que para alguns é muito difícil. Contudo ... Vou dividir com você algo que se fala por aí:

"Practice makes perfect."

O que quer dizer que quanto mais você se expuser à técnica de aprendizagem, em tese, maior será o seu aproveitamento.

Minha sugestão é que a prática seja diária, de preferência utilizando vários meios como áudios, músicas, exercícios de "listening" online, filmes que você pode assistir, mas também pode treinar apenas ouvindo, e muitas outras possibilidades de prática que existem.

Conheço pessoas que com alguns meses de estudo com listening se tornaram experts. Outros, como um amiga que morou em Londres por dois anos, "inacreditavelmente " ela até hoje não consegue falar ou ouvir e entender com propriedade. Escrevi que é inacreditável entre aspas, porque em verdade é bem possível encontrarmos esse tipo de dificuldade.

Well, em alguns meses é possível aprender bastante (entre oito e quinze meses), isso se não houver uma dificuldade específica do aprendiz. Quanto ao "skill" no caso do "listening" o ideal é você aprender a contextualizar, buscando entender palavras-chave, isto é, aquelas importantes, que dão substância àquilo que está sendo dito. Preposições, conjunções, palavras que apenas ajudam na estrutura da frase não devem ser o foco, até porque muitas vezes são pronunciadas rapidamente e aglutinadas com outras palavras.
Fazendo isso, tentando entender o que dá conteúdo ao que é falado, depois passamos a entender algumas sutilezas, nuances da língua que embora num primeiro momento não sejam essenciais, serão necessárias para a fluência.

Só para ressaltar existem, por exemplo, diferenças do que é alcançado em termos de aprendizado com "listening" curtos ou longos. Cada um reflete um "entendimento diferente". Embora os áudios longos pareçam mais difíceis, muitas vezes não conseguimos entender os que duram pouco tempo, até por conta de contrações e outras "junções" de palavras.

Quero terminar dizendo que quando comecei a aprender inglês fazia em conjunto aulas de violão (que aliás não toco) e meu professor dizia que aprender um instrumento é 99% de treino e 1% de dom. Não sei se é verdade, mas acho que é por aí. Com uma "imersão" diária nos exercícios de "listening" você pode dominar em alguns meses a técnica de entender 100%, sem precisar entender 100% das palavras.

Cheers!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário PPAULO 40635 6 32 709
I would not be comfortable to give this answer, there are a series of factors in play.
We could think about how much time it would take to a learner of a beginner-level to hone his listening skills to a whopping 80%, that with the help of a beginner teacher?
What about a skilled teacher and a not-so-good learner? And an amazing teacher vs a super quick learner?
It´s hard to say, I am no expert on the area but I think that somehow one just "click", suddenly one "feels" that he/she knows how to pronounce and pick accents of other languages. Indeed the teacher (most of the time) don´t teach, he somehow guides the student towards proficiency.
The above answer is spot on, I completely agreed with Cinnamon. Plus, one thing is certain, the more you get in touch with the language the more (and the faster) you learn it.
Provided that you are in touch with the best sources, that is.
And that applies to the learning in either the country of origin or the learning abroad (it depends on the language you are immersed into, although the chances are slimmer out there).
And, yes practice would accelerate the process, and you would gain confidence to converse/talk as well.