Had ou Have

Eu estava lendo um texto sobre a historia da palavra sal e me veio uma dúvida

...Those who lived near the ocean or other natural sources for salt were lucky, those who did not had to trade for salt..."

O correto não seria did not have ou eu interpretei a frase errada?

fonte: http://learningenglish.voanews.com/cont ... 45883.html
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
"... aqueles que não viviam (perto do mar...) tinham que comercializar o sal."
Sim, mas eu estou perguntando porque o verbo está no passado e não no presente, não seria gramaticalmente Did not have to... já que o did já dar a ideia de passado?
Você interpretou a frase erroneamente. A estrutura não pede um have--aliás, um have não caberia aí. Quem quer que tenha escrito a frase empregou corretamente um did not lá.
okay, mas só pra entender qual é a estrutura da frase para usar o verbo no passado com did not?

você poderia dar outros exemplos?
"Those who used the new BRT system fared well, those who did not had to take the old, dilapidated suburban buses"
"Those who went to the EE discussion forum for help never complained, those who did not obviously had to go elsewhere"
"Those of us who took a U-turn on education complained bitterly about it, those who did not took a right turn!"
Ainda não ficou claro para mim, gramaticalmente falando quando eu sei que eu tenho que o usar o verbo no presente ou no passado usando o did, dizer essas frases usando o verbo no presente estaria errado? se sim por que?
Avatar do usuário Telma Regina 22725 9 58 570
Complementando a explicação do Márcio, a sentença está correta. A forma negativa "did not" é do verbo "to live" e não do verbo "to have". Uma parte da sentença foi omitida para evitar repetição.

...Those who lived near the ocean or other natural sources for salt were lucky, those who did not live near the ocean or other natural sources (for salt), had to trade for salt..."
Avatar do usuário sandrom 615 3 10
Em termos de explicação, podemos dizer que "those who did not" funciona como sujeito da frase. Assim, o verbo "to have", corretamente usado no "simple past" (had), se refere a toda a expressão "those who did not" (or "those who didn´t").
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Thanks all, It makes sense now :)