Inglês para Faculdade

Olá, pessoal. Se tudo der certo, estarei entrando na faculdade de medicina daqui há 3 meses e é ESSENCIAL saber inglês para facilitar o aprendizado no curso. Os melhores livros, artigos e até mesmo vídeos, estão tudo em inglês! Muita gente me fala isso. Eis então minha dúvida: Qual método vocês me recomendam para aprender inglês para leitura de artigos, etc? Investir em vocabulário ou em um curso como o do Mairo Vergara?
Meu objetivo de agora não é falar e nem entender o inglês oral. Quero apenas saber LER textos em inglês.

Meu conhecimento em inglês fica entre o básico e intermediário. Jogava muitos jogos online e o jogo era todo em inglês, os jogadores a maioria também eram. Aprendi muito só com o Google Tradutor da vida. Muuuito mais que na escola!
Porém, se eu abrir uma notícia, por exemplo, de um site internacional, consigo entender em torno de 40% das palavras que lá estão, tendo que recorrer ao tradutor/dicionário.

Penso em primeiro expandir meu vocabulário e só depois ir para um curso do Mairo Vergara da vida, que pelo que eu sei, é muito focado em entender o que estão falando e em falar também.
O que vocês acham que eu devo fazer? Com qual método eu conseguiria mais rápido chegar ao nível de ler textos/artigos e até mesmo livros em inglês?

Lembrando que só tenho 3 meses até começar à faculdade, mas agora estou de “férias” e posso me dedicar ao inglês todos os dias.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
5 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
11685 1 18 238
Amigo,

A única 'metodologia' que eu acho ser viável para esses seus objetivos, é a inevitável imersão na leitura e também na criação de textos voltados ao campo acadêmico; de modo especial os artigos, livros e manuais correlacionados a sua área de interesse.
Sendo franco, com o nível de conhecimento da língua que você refere ter no momento, seja qual for o 'método' a utilizar, talvez não seja possível atingir em três meses, até o inicio da faculdade, níveis tão satisfatórios para um melhor aproveitamento das aulas. Será importante seguir os estudos da língua Inglesa concomitantemente com os estudos acadêmicos, e nessa mão, um curso específico de Inglês acadêmico (há diversos, remotos ou presenciais, inclusive na área das ciências médicas), é fortemente recomendado.

Blz.

Obrigado pela resposta, amigo. Por coincidência, li hoje um artigo aqui do English Experts em que ele fala que há 4 objetivos diferentes quando se quer aprender uma língua: Leitura, Escrita, Compreensão e fala. Fiquei feliz, porque vi que é possível aprender uma área de cada vez e a que você tem interesse no momento.
No meu caso, para as minhas necessidades, meu objetivo é a leitura e depois a escrita.

O que vocês me aconselham para melhorar essa parte da leitura? Como proceder? Tem alguma dica, materiais, técnicas, etc?

Meu sonho é abrir um site em inglês e entender tudo sem ter que ficar parando pra traduzir! Kk

680 2 10
Como você já viu o curso do Mairo Vergara, eu considero o Anki de longe o melhor método, porém como uma ferramenta você terá de aprender a manusear ela e isso toma tempo. Como método algo que muito funcionou para mim foi aprender a manusear a ferramente e já a usando na prática, junto de muita imersão, imersão mesmo, 30 - 40 palavras fichadas por dia e começando sem entender nada do texto, apenas fazendo aferições por contexto. Me rendeu resultado, mas também sacrificou muitos dias da minha vida nisso

Se for por um caminho parecido com o meu, diria que usar a técnica pomodoro aliada a ela no momento de fichar palavras será de grande ajuda, pois na primeira semana tu vai, mas já na segundaul semana será pura disciplina

Espero ter contribuído

Poderia me falar o que seriam essas palavras fichadas? Seria abrir um texto, identificar palavras que eu não conheço, ver o significado delas e anotar em um caderno?

680 2 10
Sim, seria abrir um texto de medicina, e analisar oração por oração ou frase por frase, o que vier a calhar, quais são as palavras deconhecidas, escrever tais frases/orações em um papel e grifar a palavra a ser grifada, do outro lado do papel escrever o significado desta. As fotos abaixo são uma versão digital do método, o ANKI

Uma frase com somente uma palavra desconhecida (no ideal), mas o máximo que eu puder ver que se é possível trabalhar são três novas palavras, fazendo deste modo:
  • 1. - 5 cartões para a primeira palavra desconhecida - 5 frases diferentes com a mesma palavra e necessariamente o mesmo significado para a palavra (quando se deparar com o GET, vai perceber a necessidade disso).
    2. - 5 cartões para a segunda palavra desconhecida - idem num. 1
    3. - 5 cartões para a terceira palavra desconhecida - idem num. 1
Ou seja, a frase na qual você viu as três palavras desconhecidas usadas juntas terá somente uma das três escolhida para ser a palavra A SER FICHADA (revisada)

Imagem
Esse é o método antigo, mas é um exemplo de ter "duas palavras/termos a se fichar, mas tendo de escolher um para principal" (por favor, ignore a tradução em português é um card antigo e eu prefiro o modo como fiz o primeiro, o tempo me deu experiência)
Imagem

MENSAGEM PATROCINADA Uma entrevista de emprego em inglês é sempre um momento de nervosismo, aqui o que conta é a preparação. Faça o download do guia da English Live e aprenda a estruturar seu CV, o vocabulário apropriado e mais.

Download do Guia em PDF - Grátis!