Intercâmbio no Canadá: Visto Negado

Imagem

Venho aqui compartilhar com vocês minha experiência e ter o visto do Canadá negado pelo consulado.

Estou à 1 mês da viagem, e também não poderia dar entrada antes, pois o consulado só aceita entrada 40 dias da viagem. E eu fiz isso, dei entrada no inicio do mês e eles levaram 8 dias para analisar, porém temos que adicionar mais o tempo do sedex para envio etc.

Mandei todas as documentações que são listadas por eles. Não deixei faltar nada e mesmo assim eles não estavam satisfeito. Falaram na carta de resposta:
"Você não demonstrou fortemente vínculos sociais e econômicos em seu pais residente e não estou satisfeito que deixaria o Canadá apos o período".

Ou seja, não comprovei que tinha vínculos fortes aqui no Brasil. De fato não enviei isso, porque não pedia lá. A única coisa de vínculo que mandei foi declaração de férias, dados de vínculo empregatício, que trabalho na empresa por mais de 2 anos já. Mas, isso não é o suficiente para eles.

Vou tentar mais uma vez, e agora vou colocar "vínculos fortemente" como imóveis, contratos profissionais, contrato bancários, declaração de pós-graduação etc. Para ver se consigo.

Mas, queria tirar uma duvida se alguém aqui já passou por isso, e se conseguiu o visto na segunda tentativa? Na carta eles falam que poderia tentar novamente desde que tivesse algo extra para apresentar, se fosse mandar os mesmos documentos da primeira tentativa, nem deveria.

Observação: tive um colega que ia viajar sábado agora 19/06, alias com a passagem comprada com essa data e nesta ultima quarta, ele recebeu a noticia que o visto foi negado, a agência de intercambio dele falhou, confundindo ele com outro aluno e disse a cerca de 15 dias atras que ele tinha sido aprovado. Mas o caso dele foi parecido com meu de não demonstrar vínculos que garantisse a volta. Agora o pior que a agência de intercambio disse para ele: "Nós erramos, mas não vamos pagar por isso, pode ir buscar seus direitos na justiça". Brincadeira né? Vou pegar o nome da agência e fazer um post no meu blog, sobre ela e para que todos fiquem sabendo e não fazer intercâmbio com eles.

Mas, quem puder compartilhar experiencia ai, agradeço.

Abraços
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Olá Camilo

Qdo fui ao Canadá, um amigo disse que eu poderia ter problema no consulado por causa do meu perfil: mulher, jovem e solteira. De fato, vendo só isso, não teria tanta coisa que me prendesse no Brasil (e olha que tem, viu!). Creio que não tive problemas porque embarquei com a passagem de volta já comprada, e trabalho pra uma empresa canadense que dificilmente permitiria que um funcionário agisse de má fé dessa forma.

Mas, creio que o procedimento adotado pelo consulado esteja dentro do normal; eles são obrigados a serem exigentes mesmo, uma vez que infelizmente ainda existe muita gente querendo "dar um jeitinho" e viver ilegalmente lá fora. Recomendo tentar novamente sim, anexando os documentos que mencionou.

Não tive problemas em relação ao canadense, mas o visto americano foi uma verdadeira novela (pra no final o gringo carimbar o papel sem nem olhar na minha cara).

É essencial que se tenha amparo de uma agência confiável em qualquer fase do planejamento da viagem, incluindo a solicitação do visto.
Pow Flavia legal, eh meu caso solteiro, 23 anos e independente eles acharam que eu não ia voltar, ate concordo com eles, neste ponto de vista. E também não anexei meu comprovante aéreo, e fiz isso agora. Vou tentar novamente, alias já estou tentando, enviei toda papelada que me prende aqui no Brasil, alem do comprovante aéreo, contratos, ate extrato de FGTS informado que tenho um valor X e que vou precisar resgatar com o governo brasileiro eu coloquei, fora declarações de imoveis, e ainda fiz uma carta tentando convence-lo e deixar seguro que volto para o brasil no período por ter vínculos aqui. Espero que consiga, senão será um transtorno psicológico dos grandes, pois ja tenho tudo pronto para essa viagem e já venho sonhado com ela desde fevereiro.

A respeito das empresas a agencia de intercambio é a Bil, são profissionais e dando um excelente suporte não tenho do que falar deles, e foi eles mesmo que indicaram o despachante.

Abaixo parte de minha carta:

Venho através deste documento explanar a segunda tentativa de concessão de visto para o Canadá, com o objetivo de estudar inglês durante 4(quatro) semanas. Conforme informado por este consulado, a não concessão na primeira tentativa se deu pelos motivos de:
Não demonstrar vínculos sociais e econômicos suficientemente fortes com meu país de residência;
E por V.S.ª não estar satisfeito que deixaria o Canadá no final do período autorizado para permanência.

Venho, justificar que possuo fortes vínculos sociais e econômicos em meu país de residência, no qual possuo imóveis adquiridos e outros que foram transferidos para o meu nome e que há motivos para que eu deixe o Canadá ao final do período autorizado e programado conforme a carta de aceitação do curso e comprovantes.

O motivo de minha viagem para o Canadá é aproveitar o período de férias do trabalho entre 19/07/2010 à 17/08/2010 - ficarei no Canadá conforme o período informado no comprovante aéreo que foi anexado - para poder aprimorar meus conhecimentos com o segundo idioma (inglês). Por este motivo venho solicitar a V.S.ª permissão para estudar em seu país durante 4(quatro) semanas na escola KGIC a qual concedeu a carta de aceitação que foi anexada para comprovação.

Atualmente trabalho em projetos Internacionais IBM como Analista de Sistemas e por este motivo pretendo fazer o curso no Canadá para que possa aprimorar o nível de inglês que se encontra UPPER-INTERMEDIATE level. A escolha do país deu-se pela condições climáticas, cultura e qualidade nos cursos oferecidos segundo colegas e agência de intercâmbio.

Possuo contrato de 05 (cinco) anos de projetos com a editora Ciência Moderna, na qual publico livros nacionais na área de Tecnologia da Informação. O mais recente trabalho publicado foi no mês de maio/2010. Contrato este anexado.

Anexei todos os documentos que comprovam meus vínculos sociais e econômicos no meu país residente, o qual são eles:
...

thanks
Esse 'terror' psicológico de Visto Negado parece ser um verdadeiro pesadelo. Imagina só, você gasta uma grana considerável que um dia fará falta e... recebe um não?? Eu ainda não tentei ir para esses lugares difíceis de entrar US/UK, etc. E nem sabia que era essa dificuldade para entrar no Canadá. Decepcionante. E, olha que ironia, quanto mais eles 'proibem' e dificultam, mas imigrantes ilegais chegam as suas terras. Gostaria saber como essas pessoas conseguem... Essa comprovação de vínculo com o Brasil (ou país de origem)... precisa mesmo de tudo isso? Contratos, comprovação de renda, etc. Então para mim não ia dar certo.. lol só 18 anos e literalmente nada a comprovar. Eu nem sabia que essa de ser mulher era pior. Será que já pensam mal de nós? Por causa de alguns, todos levam a fama. =P E essas autoridades nem lembram o quanto os imigrantes/turistas levam de capital $$ para eles. Depois entram em crise e culpam nós, os mortais em desenvolvimento. Política realmente é horrível em qualquer lugar. Para animar vocês brasileiros e brasileiras que já passaram ou temem passar por isso, tenho uma amiga de Portugal que teve o visto negado tanto para os US/Canadá... Vai entender. Disseram para ela que era porque ela não tinha conhecimento 'necessário' do idioma e sem dinheiro suficiente. E olha que a mina ia fazer um curso de inglês....

Para viajar de férias é essa frescura toda??
P.S. sou totalmente inexperiente desses assuntos. :?
Nem fale galera, acabei de tentar pela segunda vez e tive o visto negado novamente e acho que dessa vez eles nem olharam os novos documentos que mandei comprovando vínculos sociais no pais de origem. Pois a resposta deles não durou nem 24 horas apos o envio, suspeito de preconceito.

Olha o que eu declarei para eles:

- imoveis proprios em meu nome adquiridos à 3 anos atras, com valores acima de 100 mil cada um.
- vinculo empregaticio, extrato de fgts
- pos-graduacao em andamento que termina em dez/2010
- aplicacoes em bancos que terminam em dez/2011
- apresentei duas contas bancarias com valores bem agressivos e considerável para 30 dias
- curso de ingles em andamento, declaração
- certificado de nivel de ingles
- declaracao da empresa atual e que estarei de ferias no periodo X e preciso voltar
- comprovante da viagem aerea ja paga, com data de retorno
- contrato de pagamento do curso no canada + seguro de vida + seguro de saude, tudo pago e que so levaria a grana para gastar durante as 4 semanas no dia-dia. coloquei que levaria 3 mil dolares.
- Contrato profissionais que tenho com empresas, na parte de prestacao de servicos. Cotrato estes com duracao de 3 anos. E que foi assinado em 2009.

Quer mais vinculo que isso? O consul disse: Nao estou satisfeito que deixar o canada, no periodo que deseja e vc nao possui vinculos sociais suficiente forte no seu pais.

Estou aqui, muito triste, desde fev/2010 venho sonhado com essa viagem, adiei tudo na minha vida, fiz um sacrificio para pagar tudo, pois nao eh um investimento simples e agora como estou?

Cheio de multa para pagar, pois terei que pagar 20% de multa por cancelar o curso, mais multa para companhia aerea por cancelar o voo e ainda o consultado canadense levou 660,00 meu, para negar o visto sendo que comprovei tudo.
Eh uma sensacao horrivel, sem falar que carimbaram meu passaporte como visto negado, nem adianta levar nas proximas semanas em outro consulado de um outro pais, que eles vao querer saber pq os canadenses negaram e podem negar tb sei la oq.

Resolvi compartilhar com vcs, mas nao faco tanta questao de ir para o canada,nem sei se quero mais fazer intercambio por enquanto, sei la, qdo vejo minha mala, tudo que comprei para viagem, os planejamentos eh uma sensacao ruim demais.

Abracos,
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Camilo

Sinto muito pelo desfecho da história, mas agradeço por compartilhar a experiência; com certeza seu relato vai ser útil para outros colegas qdo tentarem o visto.
Camilo,

Que coisa horrível... É muito injusto para quem tem o visto negado não ter direito a um reenbolso (espero que seja essa a palavra certa) depois de ter gasto essa nota e ter sido prejudicado financeiramente e é claro, psicológicamente, coisa, que eu acho que mais pesa. Eu teria 'freaked out' depois de fazer tudo que você fez e levar um não. Mas, vamos animar. O Canadá é apenas um dos muitos outros países do mundo... ^^ Mantenha a calma, resolva seus problemas e use as resoluções futuras como uma 'vingança' a esse consulado do &%$#@#@ - Torço para que uma oportunidade bem mais interessante apareça para você e todos outros que passam por essa situação.

Quem sabe é hora de mudar as rotas de viagens futuras? Existem países (na minha opinião) muito mais interessantes que esses de língua inglesa. Mas, boa sorte na próxima... ^^

Grande abraço da Ravenna (desculpe qualquer excesso... é que eu fico indignada com essas coisas...)
^^
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Ravenna escreveu:[...] ter direito a um reenbolso (espero que seja essa a palavra certa) [...]^^

No. Portuguese language dictionaries give reembolso as, and most grammarians would steadfastly rally for, the only correct form.
^^ ops... my bad! :? obrigado pela correção. ^^
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Avatar do usuário Adriano Japan 810 1 18
nossa mas que trágico!
dá frio na barriga só de pensar na frustração, tudo pronto,100% garantido que daria certo, e sofrer esta decepção :(

Dentro de alguns meses vou enfrentar a mesma "guerra", quero tirar férias de 4 semanas para o Japão, mais para reencontrar os amigos que fiz quando fiz intercâmbio por lá.
No Consulado se exige até Cronograma de Viagem, fotos e cartas de amigos, os quais preparei com todo o cuidado.
Agora essa de vínculos sociais e econômicos é o que está me deixando de cabelo em pé, pois trabalho como tradutor a apenas 1 ano na mesma empresa, não tenho imóveis,casa,moro na casa dos tios aqui em São Paulo,sem caderneta de poupança (vou levar comprovante de renda meu e dos meus tios),solteiro,23 anos...
Creio que tenho alguns pontos positivos ao meu favor, como sempre ter respeitado as datas de vistos e ter saído bem antes, mas mesmo assim para turismo a coisa para ser mais "kibishii" (rigorous)

Chego a acordar 4 da manhã com frio na barriga e o primeiro pensamento que vem na cabeça é aquele balcão de vidro do Consulado,com alguém do outro lado que vai dar o rumo à minha vida. :cry:
Apreciaria MUITO se pessoas que viajaram recentemente à passeio para o exterior deixassem algumas dicas por aqui.

p.s.: muito frustante ver países do nosso lado como Argentina, Uruguay, Guatemala, Suriname, Chile, Mexico que não precisam de visto nenhum para aproveitar o Japão.
É como falaram,todos nós pagamos o preço por aquele tipo de gente que só vai causar no exterior :|