Largar o emprego para fazer um intercâmbio?

Galera,

Estou vivendo uma encruzilhada de emoções ultimamente que não dá nem para descrever direito aqui.

No meio do ano agora, eu me formo em Engenharia Elétrica, já tenho formação em Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI e atualmente eu já trabalho na área como técnico numa das empresas mais conceituadas no mercado nacional de energia elétrica, mas há meses estou muito insatisfeito com meu cargo e as oportunidades de crescimento aqui são praticamente nulas morro de medo de ser um profissional frustrado e "morrer" técnico aqui dentro, como vejo através de vários exemplos aqui dentro de engenheiros graduados mas trabalhando a anos como técnicos.

Então, venho me inscrevendo em vários processos de seleção de estagiário e trainee de engenharia em grandes multinacionais (que é meu objetivo), como por exemplo ABB, Siemens, Scheinder, SEL e por aí vai, empresas da minha área.

Só que na maioria das vezes nas inscrições pelo site das empresas na parte que pergunta se tenho experiência internacional (que eu não tenho), eu a deixo em branco e sou reprovado na análise curricular.

A única vez que fui chamado para uma dinâmica de grupo, fui massacrado pelos outros concorrentes às vagas, pois todos possuiam a tal da experiência internacional, e acho que a minha experiência profissional que possuo não está valendo praticamente nada nas seleções de estágio e trainee. O mercado de trabalho está cada vez mais difícil e a galera está vindo com a faca nos dentes para os processos de seleção.

Eu considero meu inglês intermediário, consigo conversar, ler e escrever mas penso muito ainda na "tradução" dentro da cabeça.

E venho percebendo hoje que o intercâmbio passou de um "diferencial" no currículo para uma obrigatoriedade praticamente para muitas empresas, e vejo que estou ficando para trás nisso... E me sinto muito triste e frustrado com isso...

Meu salário é relativamente bom para a minha idade (25 anos) e a vida que levo hoje, moro com meus pais, então minhas únicas contas são meu carro, celular e as coisinhas que compro para mim, mas com esse salário é impossível eu levar uma vida sozinha longe deles, se virando pelo custo de vida que minha cidade tem.

Então, eu tenho pensado muito sériamente que, depois de me formar na faculdade no meio deste ano, pedir as contas do meu atual trabalho e ir para a Austrália (que assim eu posso trabalhar também para me virar, não tenho muito dinheiro) e ficar de 6 meses a 1 ano para aperfeiçoar meu inglês e ter essa tal de "bagagem internacional" que tanto dizem por aí para voltar mais reparado para seleções de trainee, que posso concorrer até 2 anos depois de formado.

Mas morro de medo que eu esteja cuspindo pra cima e lá na frente cair na minha cara, arrumar nenhum emprego quando eu voltar e ficar a ver navios e ultrapassado pro mercado de trabalho...

Gostaria de saber da opinião de vocês, se alguém já passou por isso, ou se está passando também ou conselhos também ajudaria.

Desculpem se eu fui um pouco longo...
Muito obrigado.
Lucas.

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
11 respostas
Ordenar por: Votos
  Resposta mais votada
9 55
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
6 51 1.4k
6 51 1.4k
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 51 1.4k
1 11 33
6 51 1.4k
POWER QUESTIONS
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA