Largar o emprego para fazer um intercâmbio?

Galera,

Estou vivendo uma encruzilhada de emoções ultimamente que não dá nem para descrever direito aqui.

No meio do ano agora, eu me formo em Engenharia Elétrica, já tenho formação em Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI e atualmente eu já trabalho na área como técnico numa das empresas mais conceituadas no mercado nacional de energia elétrica, mas há meses estou muito insatisfeito com meu cargo e as oportunidades de crescimento aqui são praticamente nulas morro de medo de ser um profissional frustrado e "morrer" técnico aqui dentro, como vejo através de vários exemplos aqui dentro de engenheiros graduados mas trabalhando a anos como técnicos.

Então, venho me inscrevendo em vários processos de seleção de estagiário e trainee de engenharia em grandes multinacionais (que é meu objetivo), como por exemplo ABB, Siemens, Scheinder, SEL e por aí vai, empresas da minha área.

Só que na maioria das vezes nas inscrições pelo site das empresas na parte que pergunta se tenho experiência internacional (que eu não tenho), eu a deixo em branco e sou reprovado na análise curricular.

A única vez que fui chamado para uma dinâmica de grupo, fui massacrado pelos outros concorrentes às vagas, pois todos possuiam a tal da experiência internacional, e acho que a minha experiência profissional que possuo não está valendo praticamente nada nas seleções de estágio e trainee. O mercado de trabalho está cada vez mais difícil e a galera está vindo com a faca nos dentes para os processos de seleção.

Eu considero meu inglês intermediário, consigo conversar, ler e escrever mas penso muito ainda na "tradução" dentro da cabeça.

E venho percebendo hoje que o intercâmbio passou de um "diferencial" no currículo para uma obrigatoriedade praticamente para muitas empresas, e vejo que estou ficando para trás nisso... E me sinto muito triste e frustrado com isso...