Make ou Do na sentença "What can i do to do ..."?

Hey! Hope you can help with this one !

What's the right option?
(1) What can i do to do something right?
(2) What can i do to make something right?

Both of then mean ( O que eu posso fazer..)

Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
4 respostas
Thomas 7 60 288
Livia, the meanings are slightly different.

What can I do to do something right? = O que posso fazer para fazer algo certinho?

What can I do to make something right? = O que posso fazer para ficar bem por um erro que eu cometi (que outro cometeu)? O que posso fazer para pagar os danos que lhe causei? (Note que "to make" nao tem nada a ver com "construir", com crear algo com as maos. Tem que ver com desculpas, dinheiro, um esforco para corregir algo que ofendeu ou machucou no passado.)

Livia, nao falo o melhor portugues do mundo. Tomara que possa entender o que quero dizer.
Henry Cunha 3 17 182
Livia

Vi o post do Thomas antes de postar. Estou repetindo o que ele diz:

Apesar de a primeira sentença ser um tanto obscura (possivel dizer, mas não provavel), as duas têm significados distintos:

1. O que posso fazer para fazer algo corretamete (do jeito certo).
2. O que posso fazer para endireitar algo (corrigir).

Um jeito mais comum de expressar a primeira idéia seria algo como

What can I do to do something the right way / the proper way? (ou)
What is the right way for me to do this?

"To make something right" geralmente leva a idéia de correção, de acertar o que estava errado.

Does that make sense to you? Regards
Marcio_Farias 1 23 214
How about "What can I do to make it good for you?"? We can't possibly have, "What can I do to do it good...?" can we?

Rewrite: "How can I make it good for you?"--Just to make it shorter. I bet you can't make it shorter than that LOL :lol:
Thanks everyone !
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!