O que quer dizer "increased by less than"

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, mas é possível que eu vire um usuário frequente já que trabalho muito com pesquisa em material inglês...

A minha dúvida é sobre o significado da expressão no título. "increased by less than"

O contexto é o seguinte:

the brain's energy consumption is increased by less than 5% of its baseline energy consumption while performing a focused mental task. These experiments showed that the brain is constantly active with a high level of activity even when the person is not engaged in focused mental work (the resting state). His lab has been primarily focused on finding the basis of this resting activity and is credited with many groundbreaking discoveries.

link da página na wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Resting_state_fMRI

Desde já, agradeço ao pessoal do English Experts por criar esse canal de comunicação e desejo bons estudos a todos!

Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!
3 respostas
Marcelo Reis 1 2 96
"O consumo de energia do cérebro é aumentado em menos de 5% ..."
Marcelo Reis escreveu:"O consumo de energia do cérebro é aumentado em menos de 5% ..."
Obrigado Marcelo, mas não consigo entender a lógica em usar essa expressão! Talvez você possa me esclarecer...
Será que o autor do texto quer dizer que é uma taxa baixa de aumento no consumo de energia para uma tarefa com maior foco, como se o custo para aumentar o foco fosse baixo por ser menor que 5%?
A tradução propriamente dita não me é estranha, mas o contexto é que ficou confuso para mim.
Desde já, agradeço a ajuda!
Marcelo Reis 1 2 96
O autor quer dizer que se gasta pouca energia (menos de 5%) para realizar uma tarefa com foco. Só isso.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!