Sideway x Sideways: Qual a diferença

Qual a diferença entre sideway e sideways? Sei que não tem o mesmo significado e que um não é plural do outro. O que cada um significa?

EBOOK VERBO GET Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu email. INICIAR TESTE
4 respostas
Donay Mendonça 22 107 1.6k
Leo Leal,

Ao ler sua pergunta,a primeira coisa que pensei foi a de que "sideway" e "sideways" são sinônimos.Para ter certeza fui ao Google e, lá várias ocorrências mostraram isso,veja uma delas no --thefreedictionary.com--

side·ways (sdwz) also side·way (-w)

http://www.thefreedictionary.com/sideways

Definição de sideways/sideway:De lado,para um lado,lateralmente.

Bem Vindo Ao Fórum!
Gostei da sua abordagem e das explicações donay mendonça, mas o que eu ainda não consigo entender é a diferença entre uma palavra e a outra. Tipo sideway é usado numa frase x e sideways é usado numa frase y com diferentes significados... é aí onde eu tenho dúvida.
Donay Mendonça 22 107 1.6k
Leo Leal,

Não há diferença em termos de significado,são sinônimos.A única diferença,para mim,está no fato de "sideways" ser mais comum(frequente) do que "sideway".Onde "sideways" for usado,"sideway" também poderá ser usado.

Bons estudos!
Henry Cunha 3 18 183
Existe uma certa diferença gramatical e léxica, quando usado como substantivo ou advérbio:

Substantivo: sing e plural:

He took a sideway instead of the main road. (via secundária)
He always takes sideways.

Advérbio: geralmente "sideways":

The car went sideways down the road. (foi de lado rua abaixo)

Regards