Some x Any em Perguntas

Acho que já está sacramentado que usamos some para frases afirmativas, embora haja exceções, como no caso do condicional if, por exemplo:
If you have any questions, please, let me know.
E que usamos any para frases negativas ou que tenham advérbios como hardly, never, unlikely, e outros que sugegem negação ou quase nada.Porém nas perguntas, para mim, ainda não está esgotado o assunto. A princípio usamos some em " offers" e requests" tais como nos exemplos:
Would you like some water? (offer)
I want some bread. (request)
Em outros tipos de pergunta, como as informativas usamos any: Do we still have any milk?
Acontece que em perguntas existem n diferentes situações e para mim não ficou claro quando usar um ou outro. Também não encontrei na internet nenhum site ou video com uma aula bem detalhada.
Vou dar alguns exemplos para ilustrar:
Will we have some/any rain tomorrow? ( suppose my friend is checking the weather forecast and I just ask - I have no idea what she's going to answer)
Do you really need to buy some/any new clothes? (note that I suppose you're going to say yes but I hope you say no).
Will I get some/any discounts?
Do you have some/any plans for tomorrow? ( here maybe we need context too)
Acho que em muitos desses exemplos podemos simplesmente omitir tanto some como any. Não sei se mudaria o significado.

Alguém aqui poderia ajudar com uma análise gramática profunda dos dois termos em perguntas?

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Ricardo F. Bernardi 6 33 479
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
Joarez.GN 3 15
Joarez.GN 3 15
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA