Como montar uma boa apostila de inglês?

LukzM
Eu vou começar a dar aula em uma ONG e queria montar uma apostila do zero, porque não temos nada. Aí eu queria saber alguns materiais para usar como referência e/ou sites para conseguir textos e exemplos. E também quais conteúdos da pra abordar em níveis básicos etc. Obrigado.
MENSAGEM PATROCINADA Faça uma Aula GRÁTIS de inglês com um professor de nativo e avalie se você é capaz de se comunicar com um estrangeiro. Consulte condições.

Começar agora!
1 resposta

marceloluz 620 13
Olá, LukzM!

Primeiramente, é muito bom que você esteja engajado nesse projeto. Olha, por experiência própria, te digo: montar seu próprio material é uma tarefa árdua. No entanto, há o bônus de você poder personalizá-lo conforme seus objetivos, seu público-alvo, sua disponibilidade de acesso a conteúdos (se bem que, com a internet, o acesso a conteúdos diversificados tornou-se mais fácil). De qualquer forma, particularmente, gosto da ideia da produção de material.
Bom, sendo assim, acredito que você poderia se guiar por alguns livros já "prontos" (materiais didáticos mesmo), apenas para ter uma melhor ideia organizacional, isto é, ver a ordem com a qual os tópicos gramaticais aparecem, os tópicos comunicativos, os tipos de textos e áudios, etc. Assim, fica mais fácil para você se organizar, neste primeiro momento. Claro que, dada a experiência no decorrer das aulas, e por ser um material apostilado, será possível moldá-lo de acordo com o "andar da carruagem".
Por ser uma apostila para nível básico, você deveria focar em situações cotidianas, apresentações, relações familiares, compras no mercado, informações sobre linhas de ônibus, aeroporto, cinema, parque de diversões, em suma, tudo que esteja mais próximo do dia a dia.
Eu mesmo monto meu próprio material para meus cursos (quando não são preparatórios para exames de proficiência, claro!), e o resultado é muito bom, pelo fato de você poder explorar várias possibilidades ao longo do curso e dependendo do interesse da turma.
Em suma, é isso. Boa sorte nessa sua empreitada e vá nos atualizando do seu progresso. Insisto: esse tipo de iniciativa é muito proveitosa!