Como otimizar nosso tempo preparando aulas?

Após um ano dando aulas em diferentes escolas, percebo que levo menos tempo preparando minhas aulas, o que não significa que elas tenham ficado menos elaboradas ou com menor qualidade. A gente vai pegando a prática. Mas mesmo assim, gostaria de gastar menos tempo preparando aulas de livros novos que recebo para trabalhar. É necessário ler as unidades, verificar o vocabulário novo para gente mesmo, e aperfeiçoar nossa gramática e clareza de explicação. Fora as inúmeras correções de homework e redações.

Queria saber se vocês, professores, teriam dicas para otimizar nosso tempo preparando aulas.

Eu, por exemplo, como gasto muito tempo ao longo da semana no ônibus, costumo ler o conteúdo a ser trabalhado nele mesmo, pensar sobre como a aula será, e depois verifico o vocabulário e a gramática na Internet.

Que mais?

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário PPAULO 35990 4 32 631
Quel não sou professor, mas talvez seja a hora de você terceirizar algumas tarefas.
Que tal, na aula, pegar um aluno mais avançado e que aprendeu melhor "corrigir" o trabalho dos outros?
Talvez também dar nota por participação em aula, tipo quem fizer perguntas (não perguntar por perguntar) relevantes, ou que façam sentido ganhar alguns pontos ou coisa assim, seria até mais uma forma de você participar mais da aula, se divertir.

Uma vez fiz um curso, a professora colocava filmes e depois fazia perguntar ou em inglês ou português mas que o aluno preferencialmente devia responder em inglês, sobre o filme. Havia opiniões, divergências, discussões e a gente aprendia, com a supervisão da professora, é claro.