Duvida de tempo verbal com o verbo "contasse"

Butterfly12 20
Hi,

Qual tempo verbal devo usar nessa frase: Ela fazia dele gato e sapato, mas Robbie não se importava, desde que lhe contasse historinhas de fadas...

Minha duvida seria com o verbo "contasse"..

Tks a lot!!
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
14 respostas
Ordenar por: Data

Gioh
Interessante , queria aproveitar e perguntar também se esse "Desde que" poderia ser Unless ?

Unless He told .... ?

Flavia.lm 3975 1 9 91
Pessoal

desde que lhe contasse = imperfeito do subjuntivo, right?

Segue minha sugestão:

Ela fazia dele gato e sapato, mas Robbie não se importava, desde que lhe contasse historinhas de fadas...
She walked all over him, but Robbie didn't care, since he was told fairy tales... (voz passiva) / since she told him fairy tales (voz ativa).

Gioh, acredito que "unless" mudaria o sentido da frase.

Aguardo ansiosamente comentários a respeito.
Gostei bastante da pergunta. Subjuntivo é um grande mistério...

Best regards,
Flávia

Donay Mendonça 58560 21 97 1411
Olá Butterfly,

Complementando...

She walked all over him,but he didn´t mind,as long as she told him fairy tales.

Boa sorte!

Butterfly12 20
O Portugues eh complicado mesmo! Em Ingles seria entao um passado simples: told.
Pensei em told, mas nao tinha certeza.. :)

Valeu pela ajuda pessoal!!

Gioh
Thank a lot, Flávia

Realmente português é bem díficil, tão que na primeira vez que eu li, interpretei que Robbies é que contaria histórias e não ouviria. :lol:

As long as - ficaria melhor na frase, na minha opinião.

=]
MENSAGEM PATROCINADA Evite gafes, baixe o guia sobre Gestos Internacionais da English Live. Você irá aprender: Gestos de mão engraçados (alguns nem tanto!) e erros comuns com gestos que tem significados diferentes.

Download do Guia em PDF - Grátis!

Flavia.lm 3975 1 9 91
Butterfly12 escreveu:O Portugues eh complicado mesmo! Em Ingles seria entao um passado simples: told.
Pensei em told, mas nao tinha certeza.. :)

Valeu pela ajuda pessoal!!
Sim, passado simples do subjuntivo.

RenanKenplers 70 2
E ai galera,

Nossa, eu sempre esqueço isso! Eu vira e mexe fico com dúvida quando vou falar uma frase como 'If I do everything you asked me will you reward me?' Acabo achando que usar o 'do' no presente do subjuntivo é errado, automaticamente mudando para a terçeira condicional, usando o verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo. Blaaaah :P

Regards,

Flavia.lm 3975 1 9 91
Renan,

Do meu ponto de vista, no seu exemplo o "do" está correto. Isso por causa do complemento da frase, que está no futuro.
Ou seja, eu entendo que o seu "do" significa "fizer", que não está no passado do subjuntivo (já o "contasse" está).

Compliquei, né?

Volto daqui a pouco pra tentar esclarecer melhor.

RenanKenplers 70 2
Flávia,

Entendi sim, sem problemas. É então, no caso se eu usasse o ''did'', obrigatoriamente eu teria de mudar o modal verb para ''would'' por causa da possibilidade improvável, estou certo? Creio que a dúvida que me encontro seja sobre a 'First Conditional'.

Não me lembro da segunda condicional, vou dar uma pesquisada.

RenanKenplers 70 2
Flávia,

Achei um link interessante. Você já deve saber, mas no caso de alguém quiser (want rs) entender mais detalhadamente: verbs-conditional.html Creio que agora o trêm vaaaai comigo.

Regards

Flavia.lm 3975 1 9 91
hey, thanks!

very good link! bookmarked!

RenanKenplers 70 2
Flávia,

Tenho outra dúvida acerca do verbo to be na terçeira pessoal do plural, [were. Muitas vezes eu vejo esse verbo sendo usado quando deveria (ou não) ser usado o verbo 'to be' na conjugação 'was'. Sei que o 'were' em muitos casos expressa o pretérito imperfeito do subjuntivo, mas muitas vezes ele é usado quando falado sobre alguém no singular. É comum/certo?

Too vague?

Regards,

Flavia.lm 3975 1 9 91
Oi Renan

O caso de "If I/he/she/it WERE" já foi discutido nos seguintes tópicos (e em mais muitos outros, selecionei os melhores):
if-i-were-but-why-t6329.html
https://www.englishexperts.com.br/second-conditional/
se-eu-fosse-t5064.html
how-to-say-and-write-se-eu-fosse-tivess ... e-t40.html

I / He / She / IT + was = pretérito do indicativo
I / He / She / IT + were = pretérito do subjuntivo

E nunca mais escreva terceira com cedilha.

RenanKenplers 70 2
Ah! Foi mals.

E obrigado, denovo.

MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como utilizar o infinitivo em inglês? Tudo que fazemos e falamos depende desse tempo verbal. É ele quem dita as regras do jogo no idioma. Baixe o guia da English Live e aprenda mais.

Download do Guia em PDF - Grátis!