Entenda a expressão "Drop the mic"

Entenda a expressão "Drop the mic"
  Verificado por especialistas
Camila Oliveira 1 13 31
Drop the mic ou Mic drop é uma ação / expressão americana que não é tão recente (surgiu lá nos anos 80), mas que de tempos em tempos cai no gosto de alguma celebridade e ela volta à tona. Por isso acho importante conhecê-la e entender seu uso.

Primeiramente, vamos ao seu significado.
  • Drop the mic: uma frase usada para descrever a ação realizada depois de alguém ter levado a melhor (geralmente em uma discussão).
Exemplos:
  • Nuff said. Mic drop!
    Já disse o bastante. Cai o microfone! (mic drop equivalente a impressionante)
  • Must've been hard to judge in hell. Mic drop.
    Deve ser difícil julgar alguém do inferno. Cai o microfone!
  • "You know nothing, Jon Snow, " she fires back at him before leaving the room. Mic drop!
    Você não sabe de nada, Jon Snow, ela responde antes de de sair do quarto. Cai o microfone!
Se pensarmos ao pé da letra, drop the mic é jogar (ou soltar) o microfone no chão. Na verdade, realmente utilizamos ela para se ter uma ideia do sentindo figurado (ou não!) que essa ação representa. Parece confuso, mas vamos entender o contexto histórico.

No fim dos anos 80 o Hip-Hop e o Rap começaram a ter lugar na cena negra e as batalhas por quem conseguia a melhor rima era muito comum. Dessa maneira, dois rappers subiam ao palco (em uma noite de batalha) e disputavam quem levava a melhor.

Geralmente, aquele que levantava, animava mais a multidão e deixava o oponente sem rimas era o vencedor. E este normalmente sabia que estava arrasando, então, para finalizar aquela batalha e "nocautear" de vez o rapper perdedor, o vencedor terminava a rima e jogava o microfone no chão como sinal de "já falei o bastante, não tem mais nada mais a falar porque eu venci e você não vai conseguir fazer uma rima melhor".

A partir de então a ação passou a ser usada por comediantes de Stand Up Comedy, como Eddie Murphy e Chris Rock (antes de ambos se firmarem como atores) e hoje a ação é interpretada literalmente (jogando mesmo um microfone no chão) ou apenas dita. Assim, a expressão significa que a pessoa quem jogou o microfone no chão teve a palavra final e que a outra não tem mais direito de contra-argumentar, pois já se disse o que era pra ser dito e ninguém mais fala nisso.

Como eu disse anteriormente, essa ação volta e meia cai no gosto de alguma celebridade. E foi o que aconteceu no Primeiro de Abril.

No Dia da Mentira, o Google criou uma pegadinha de que você poderia reponder os emails apertando o botão "reply" (responder) ou com um botão laranja que aparecia o "reply" + um desenho de um microfone, no qual a resposta que seria enviada era esse gif abaixo:

Imagem

A confusão é que as pessoas que enviavam com e-mail com o reply + microfone não sabiam que este gif tinha sido enviado no lugar da verdadeira mensagem e alguns chefes não gostaram de ver seus funcionários respondendo um drop the mic, ou seja, que eles tinham a última palavra e não se falava mais no assunto. Algumas pessoas perderam o emprego e não foi de mentira! O Google retirou a brincadeira do ar ainda pela manhã e pediu desculpas pelo ocorrido.

Semana passada, no último jantar anual do Presidente Obama com a imprensa, além de todas as piadinhas super divertidas sobre o Trump e a Hillary Clinton, olha só o que ele resolve fazer no fim:
E ele não é o único, vários outros famosos já fizeram isso (e é hilário):
Dá até vontade de drop the mic em algumas situações. Mas, como você pode perceber, é muito difícil de traduzi-la para o português, uma vez que não temos esse hábito no Brasil. Acredito que o equivalente seria "impressionante!", "uau!", "urra!", "vish", "arrasou!" etc.

Espero que você tenha gostado!

Obs.: se quiser entender um pouco mais sobre o ato de drop the mic confira este artigo: ‘Obama out’: a brief history of mic drops
ATIVE O ENGLISH PLUS Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Colabore