O que responder quando te falam "I'm sorry!"

O que responder quando te falam "I'm sorry!"
3 22
Imagine a situação: você está andando na rua, alguém esbarra em você e te pede desculpas falando "I'm sorry!".

O que você responderia para essa pessoa?

Numa viagem recente ao exterior passei por diversas situações como essa. Me chamou a atenção a frequência com que respondiam "It's ok", ou talvez "That's ok", sempre que eu falava "I'm sorry" em diversas situações.

Por incrível que pareça, mesmo depois de estudar inglês por muitos anos, não sabia o que responder. Acredito que esse é o tipo de aprendizado que se adquire somente quando se passa por experiências no dia a dia.

Também recebi alguns "It's ok" depois de falar "Thank you" ao agradecer por algum favor ou ajuda. Eu já conhecia a maneira mais formal "You're welcome" mas o "It's ok" me pareceu ser mais utilizado.

Então fica a dica: sempre que alguém te falar "I'm sorry!" responda "It's ok".

Espero que isso te ajude nas suas próximas viagens ao exterior. Gostaria também da validação dessa minha percepção por outros membros aqui da comunidade.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
23 127 1.7k
A opção que me ocorre mais quando quero responder a um "I'm sorry" (quando alguém me pede desculpas em inglês) é "no problem" ou mais informalmente "no prob".

Do McGraw-Hill's Dictionary of American Slang and Colloquial Expressions:
No problem

1. And No prob and NP phr. All is well.; There is no problem, so don’t worry or fret. (Often said after someone else says I’m sorry.)
A: Gee! I’m sorry! B: No prob.
Do Merriam-Webster:
I'm sorry for interrupting you.” “No problem.”
É isso!
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
3 22
Complementando, o "I'm sorry!" nesse contexto é para algo corriqueiro do dia a dia que não precisa de um pedido formal de desculpas. No Brasil responderíamos: tudo bem, beleza, sem problema, etc.

Vale lembrar também que o "It's ok" pode ser usado para responder outras formas de pedir desculpa como "My bad!".
3 22
Encontrei o vídeo abaixo da Teacher Fernanda falando exatamente sobre esse assunto. Além do "It's ok" que eu já tinha comentado acima, ela citou outras cinco formas diferentes:
  • No problem!
  • That's ok! (similar ao It's ok)
  • That's fine!
  • Don't worry!
  • Relax...
A explicação da professora ajuda a usar cada uma na situação correta:
Nas duas visitas que fiz aos Estados Unidos, passando por NY, Boston e Miami, a resposta mais usual foi "No problem"