O que responder quando te falam "I'm sorry!"

Avatar do usuário André Lima 735 3 19
Imagine a situação: você está andando na rua, alguém esbarra em você e te pede desculpas falando "I'm sorry!".

O que você responderia para essa pessoa?

Numa viagem recente ao exterior passei por diversas situações como essa. Me chamou a atenção a frequência com que respondiam "It's ok", ou talvez "That's ok", sempre que eu falava "I'm sorry" em diversas situações.

Por incrível que pareça, mesmo depois de estudar inglês por muitos anos, não sabia o que responder. Acredito que esse é o tipo de aprendizado que se adquire somente quando se passa por experiências no dia a dia.

Também recebi alguns "It's ok" depois de falar "Thank you" ao agradecer por algum favor ou ajuda. Eu já conhecia a maneira mais formal "You're welcome" mas o "It's ok" me pareceu ser mais utilizado.

Então fica a dica: sempre que alguém te falar "I'm sorry!" responda "It's ok".

Espero que isso te ajude nas suas próximas viagens ao exterior. Gostaria também da validação dessa minha percepção por outros membros aqui da comunidade.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Donay Mendonça 49120 21 73 1139
A opção que me ocorre mais quando quero responder a um "I'm sorry" (quando alguém me pede desculpas em inglês) é "no problem" ou mais informalmente "no prob".

Do McGraw-Hill's Dictionary of American Slang and Colloquial Expressions:

No problem

1. And No prob and NP phr. All is well.; There is no problem, so don’t worry or fret. (Often said after someone else says I’m sorry.)
A: Gee! I’m sorry! B: No prob.


Do Merriam-Webster:

I'm sorry for interrupting you.” “No problem.”


É isso!
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário André Lima 735 3 19
Complementando, o "I'm sorry!" nesse contexto é para algo corriqueiro do dia a dia que não precisa de um pedido formal de desculpas. No Brasil responderíamos: tudo bem, beleza, sem problema, etc.

Vale lembrar também que o "It's ok" pode ser usado para responder outras formas de pedir desculpa como "My bad!".
Avatar do usuário André Lima 735 3 19
Encontrei o vídeo abaixo da Teacher Fernanda falando exatamente sobre esse assunto. Além do "It's ok" que eu já tinha comentado acima, ela citou outras cinco formas diferentes:

  • No problem!
  • That's ok! (similar ao It's ok)
  • That's fine!
  • Don't worry!
  • Relax...

A explicação da professora ajuda a usar cada uma na situação correta: