O sufixo (-Y)

Qual o parametro/regras quanto a esse substantivo que pode se tornar adjetivo :

storm - stormy

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
6 respostas
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Chandler,

Regras amplas é o que menos se tem em inglês,mas o sufixo (-Y) pode ser usado em substantivos para se formar adjetivos que partilham características destes.Veja:

Storm:Tempestade-->Stormy:Tempestuoso
Rain:Chuva-->Rainy:Chovoso
Dust:Poeira-->Dusty:Empoeirado

Bem Vindo Ao Fórum!
Muito agradecido Donay mendonça
Henry Cunha 3 18 190
Minha regra, Chandler, seria de consultar um dicionário. Muitos substantivos se modificam para formar adjetivos, mas duvido que exista qualquer regra simples operando aqui:

man -> manly (not many)
child -> childish (childlike)
chill -> chilly
awe -> awesome
etc.

Regards
É, concordo com o Henry. Embora grande parte dos adjetivos usam o sufíxo '-Y', acho que não possui uma regra específica. Conforme você vai aumentando seu conhecimento em inglês essas dúvidas desaparecem gradativamente.
Regras amplas é o que menos se tem em inglês


Disse tudo.

Regards,
Henry Cunha 3 18 190
Renan

Duvido que "grande parte" dos adjetivos terminem em "-y". Veja, por exemplo.

http://www.ucl.ac.uk/internet-grammar/a ... ndings.htm

Regards
CURSO DE PRONÚNCIA
Domine todos os sons do inglês com o nosso novo curso de pronúncia. O professor Adir Ferreira, referência no ensino de pronúncia, criou este curso especialmente para o English Experts. INICIAR AGORA
Henry,

É, acabei falando aquele mesmo conceito limitado dos professores ensinando inglês para crianças. Cloud = Cloudy, Stick = Sticky.

Comentário valioso, obrigado.