Para eu x Para mim: Como utilizar?

Avatar do usuário Donay Mendonça 52670 21 85 1235
Pessoal,

Este é um dos erros mais comuns no português. Saber usar bem "para eu" e "para mim" não é nenhum bicho de sete cabeças. Vejam alguns exemplos.

1. Este refrigerante é para mim?
2. Este refrigerante é para eu beber?

3. Era para eu fazer esta pergunta.

A regra básica é a seguinte: você diz "para eu + verbo" e "para mim" quando não houver verbo em seguida.

4. Pediram para eu trazer os alunos hoje.

5. Para eu chegar em casa.
6. Este presente é para mim.
7. Elas contaram a verdade para mim.
8. Para mim, é besteira fazer isso agora.

Bons estudos!
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Alessandro 3250 3 10 77
Ótima dica Donay!
Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
hm.. gostei desta dica.
Parabéns
Perfeito... A outra dica é que mim não faz nada... quem faz sou eu. ;)
Avatar do usuário EugenioTM 335 9
Há mais 2 dicas:

-------> Retire o ''para eu'' / ''para mim'' da frase. Se a frase continuar com sentido, o certo é usar ''para mim''.

Ex.: Eles compraram esse presente para mim.
Eles compraram esse presente. (continua com sentido)

Isso serve para eu estudar inglês.
Isso serve estudar inglês. (sem sentido nenhum não acha?)

------> Mude o ''para eu'' / ''para mim'' de lugar na frase, se der para fazer isso de alguma maneira, use o ''para mim''.

Ex.: Eles compraram esse presente para mim.
Eles compraram para mim esse presente.
Para mim, eles compraram esse presente.
Avatar do usuário claudemircloud 125 1
lemaranho escreveu:Perfeito... A outra dica é que mim não faz nada... quem faz sou eu. ;)

Muito boa a observação!

Diferenças entre "mim" e "me"

http://descomplicandooportugues.spaceblog.com.br/259234/Me-ou-Mim/?__hsc
Lembrei de uma professora que dizia que o unico que podia dizer que "mim" faz era o Tarzan... rs
So why did my teacher say that the correct is "Para mim traçar um polígono é muito fácil." instead of "Para eu traçar um polígono é muito fácil." ?
Avatar do usuário Donay Mendonça 52670 21 85 1235
So why did my teacher say that the correct is "Para mim traçar um polígono é muito fácil." instead of "Para eu traçar um polígono é muito fácil." ?

Porque "para mim", neste caso quer dizer "na minha opinião". Mas faltou a vírgula. O correto seria:

''Para mim, traçar um polígono é muito fácil.''

"Para mim, eles estão errados.''
"Para mim, correr é muito bom.''
''Para mim, é besteira fazer isso agora.''
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!