Para quê precisamos do IPA?

Olha, nos dicionários online é só colocar a palavra e vai saber a pronúncia das palavras. Será que não poderiam me explicar o porquê de precisar disso, sendo que já podemos muito bem olhar a pronúncia na Internet facilmente?
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Redseahorse 8000 1 13 143
Em se tratando especificamente da língua Inglesa, penso o uso do IPA nos dicionários virtuais ainda são de certa forma mantidos, mais em função da imensa variedade de falantes nativos de diferentes nações (que vai bem além apenas do UK, dos USA e da Australia), e das diferenças culturais, do que qualquer outra coisa.

Alguns dos melhores dicionários virtuais chegam a ter até três opções de áudio diferentes de uma mesma palavra - Uma pronúncia digamos, mais "internacional", uma Britânica e uma Norte Americana, todas com os respectivos IPA, um diferente do outro. Isto, como o uso do IPA poderia de certa maneira ainda ajudar, mesmo que se tenha disponíveis os áudios. Por outro lado, se no áudio de um determinado dicionário houver apenas a pronúncia americana com o IPA correspondente, o aprendizado de outras pronúncias pode ser dificultado, não que não possamos busca-las em outras plataformas, mas ainda assim dependeria do nosso conhecimento prévio das possíveis variáveis das palavras que buscamos.

Outro ponto que eu acho que você deva considerar e buscar mais informações sobre, são as diferenças entre SOTAQUE E PRONÚNCIA.
Ah, valeu. Então não é necessário eu aprender esse negócio de IPA não, não serve pra quase nada pra mim. Posso muito bem em procurar em dicionários online e tudo mais. Obrigado pela resposta!