Plano de Aula de Inglês para Crianças (solicitações)

patriciasrv 10
Estou criando este espaço para que os professores que leram e gostaram do meu post Plano de Aula de Inglês para Crianças: A Cor Red e Membros da Família possam enviar temas para postagem de planos de aulas.

Eu já enviei ao English Experts alguns outros planos que devem ser postados em breve:
  • Aprendendo as cores yellow, blue, red e green (2 aulas)
  • Aprendendo as cores orange, white, pink e black (2 aulas)
  • Como trabalhar pequenos diálogos, cores, números, toys e games.
  • Aprendendo com músicas (canções de domínio público)

Os planos de aula acima forma criados por mim e aplicados em sala com uso de materiais concretos, brincadeiras, canções e simulação de acontecimentos do cotidiano e isso possibilitou que meus alunos aprendessem os temas com mais rapidez e que não esquecessem facilmente, até os alunos que demonstravam dificuldade no aprendizado ou que eram mais tímidos aprenderam com facilidade o conteúdo trabalhado em sala.

Para solicitar um plano de aula para o conteúdo que deseja trabalhar envie um post com os seguintes dados:
  • conteúdo da aula
  • série/idade média dos alunos
  • quantidade de alunos
  • seu nome/cidade
Agradeço imensamente todos os comentários enviados, amei cada um deles!

Patrícia Sales
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
33 respostas
Ordenar por: Data

maryziller 325 1 1
What a great iniciative to post helpful lesson plans.

deiaiensen
Olá Patrícia, estou conhecendo o seu trabalho através da internet e vi que você é de Curitiba. Também sou de Curitiba e estou passando por algumas seleções para dar aulas de inglês para crianças. Não tenho experiência como professora e gostaria muito de dicas sobre conteúdos para determinadas idades, planos de aula, enfim, conheci seu blog e achei muito legal sua iniciativa de compartilhar suas experiências. Você dá algum tipo de treinamento para professores ou pessoas que estejam começando? Se puder entrar em contato seria muito bom trocar experiências.

Obrigada e mais uma vez parabéns pelo trabalho,

Andréa Iensen

patriciasrv 10
Oi Andréa, que bom que voce me achou aqui, fiquei louca procurando seu e-mail e não achei. Enviei um e-mail pra voce e também os meu numero do celular, com certeza terei o maior prazer em ajuda-la. Abraços

AnaTheo
OLá! Patricia como vai?

Também adorei algumas dicas de aulas de inglês para crianças que você deu aqui no blog. Comecei a ensinar inglês para crianças de 3, 4 e 5 anos em uma escola particular. Estou um pouco perdida, pois é a primeira vez que ensino inglês para crianças tão pequenas. Gostaria de pedir sua ajuda com sugestões e dicas sobre conteúdos de aula para crianças dessa idade, planos de aula de etc. Para as crianças de 3 anos, as aulas são somente de 30 min, para os outros de 4 e 5 anos as aulas são de 45 min e eles tem aula comigo 1 vez por semana comigo.

Ah...Aproveitando a pergunta da Andreia, você dá algum treinamento para professores? Se você puder me informar o seu email eu agradeço muito.

Abraços,

patriciasrv 10
Oi pessoal,

Ano passado eu fui convidada para assumir 10 turminhas em uma escola em Brasília: maternal , pré I e II, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Eu estava estudando o 2º semestre de inglês e embora tenha ficado com muito medo eu realmente precisava trabalhar e acabei aceitando a vaga. O engraçado é que quem me conhece não imagina nem de longe que eu teria "jeito" para a coisa, nem eu imaginava! Mas para espanto geral de todos e principalmente meu eu consegui, posso dizer sinceramente que peguei uma escola que tinha o inglês no currículo mais "pra atrair matrículas do que ensinar" e transformei em uma escola que "ensina o inglês", foi uma coisa incrível porque quando eu anunciei que iria sair (tinha passado em um concurso) muitos pais vieram falar comigo e elogiar o meu trabalho, a Diretoria da Escola e o corpo docente me disseram que nunca haviam visto naquela escola uma professora tão dedicada e que os alunos realmente estavam aprendendo. Depois dessa experiência eu entendi o que é "trabalhar com prazer" e ser valorizado por isso.

Eu parei de dar aulas, mas não quero que todo o aprendizado que tive naquele ano se perca comigo, quero compartilhar tudo que aprendi e principalmente ajudar os professores iniciantes e as pequenas escolas a melhorar o aprendizado do inglês. Quando eu cheguei na escola posso dizer que somente os filhos dos professores e os alunos mais aplicados lembravam algumas coisas em inglês, mas quando sai a maioria das crianças do maternal ao último ano sabiam cantar as músicas que eu havia ensinado, o pré I e II aprendeu de verdade, e do 2º ao 5º ano todos os meus alunos aprenderam as lições do livro, sabiam os diálogos do livro de cor e estavam motivados para continuar estudando inglês. Eu tinha 3 alunas que tinham extrema dificuldade e eram como se nunca houvessem ouvido falar de inglês na vida delas, uma era do 3º ano, uma do 4º ano, e a outra do 5º ano. As 3 aprenderam, uma das mães chorou quando viu a filha apresentando um diálogo em inglês para a escola inteira na festa da Família e a outra mãe até hoje quando a encontro sempre me elogia dizendo que a filha dela hoje sabe inglês graças a mim. Esse é o tipo de recompensa que não tem medida, nem preço e nunca perde a validade, porque muda algo em você, te mostra que dá sim pra ensinar inglês nas escolas e que tudo depende de como a gente se coloca na situação, de como aproveitamos os recursos e como encaramos esse trabalho tão árduo que é ser professor.

Espero que as dicas que eu vou postar aqui ajudem a todos que buscam por idéias para suas aulas. Não deixem de contribuir com seus comentários e feedbacks!!! E se você é como eu que quando comecei não sabia muita coisa (estava no 2º semestre de um curso de 10 semestres!) prepare-se para treinar muito sua pronúncia em casa, pesquisar muito e evoluir, porque você vai aprender muitas palavras novas!
MENSAGEM PATROCINADA Está se preparando para as provas de proficiência? Faça o download do  guia da English Live: 10 Dicas Para as Provas do TOEFL e TOEIC. Nele você encontrará informações úteis e dicas na hora de realizar a prova.

Download do Guia em PDF - Grátis!

patriciasrv 10
Vou começar este post com algumas dicas que estão no meu blog e eu acredito serem essenciais para auxiliar o aprendizado, mantendo fresquinho na cabecinha das crinças as coisas aprendidas e principalmente para manter a atenção e a motivação dos pequenos, que como sabemos se cansam fácil de qualquer atividade.

Para fazer todo dia:
* Sempre inicie a aula com uma palavra nova, você pode dizer: “Oi crianças!!! Vocês sabem como se fala Bom dia em inglês? “Good morning” ou “Good afternoon” se sua aula for a tarde. Ensine essa palavra e faça-os repetir, todos os dias ao entrar em sala você precisa reforçar o aprendizado e depois ensina uma nova palavra. Sugestões: Please, Excuse-me, Sorry, Don't worry, Hello, Hi, You're welcome, Thank you, I love you, student, classroom, teacher, school... Você pode pedir que cada um fale por exemplo "Good Morning" para a criança ao lado falando ao final o nome da criança que ela está cumprimentando e a outra faça o mesmo para a criança sequinte assim por diante, no outro dia você pode falar "Good Morning e o nome da criança" para cada criança na sala, onde cada uma a sua vez tem que responder "Good Morning teacher". Essa atividade pode ser utilizada com crianças a partir dos 3 anos.

* Nunca, nunca, nunca, nunca deixe de enviar atividade para casa. E lembre-se sempre de colocar as instruções em inglês e em português. A atividade de casa reforça o aprendizado, cria um laço entre a criança e a família (pois ela vai precisar de ajuda) e mostra aos pais o seu trabalho e o progresso do aprendizado do filho.

O que você nunca pode esquecer:
* Quando se trabalha com crianças é preciso entender o mundo delas, e tentar de alguma forma ser como elas, para criar intimidade e confiança. Nada de falar coisas no diminutivo ou errado, não é isso. É preciso estar a vontade, imitar vozes, imitar bichos, fazer caretas, sentar no chão, abraçar, gritar, e usar de todo suspense, imaginação e criatividade que puder. Abuse das brincadeiras, das músicas, do teatro, dos livros, das cantigas de roda, dos materiais concretos e de todo os recursos que estiverem ao seu alcance. As crianças se distraem e se cansam das coisas muito fácil, por isso é preciso estar atento e preparado com muitas opções de atividades e brincadeiras, dinamismo, motivação e entusiasmo.

O segredo:
* Um dos segredos para que uma criança não esqueça o que aprendeu é a repetição. Sempre ache um tempo na aula para cantar as canções já aprendidas (não precisa ser todas de uma vez, você pode alternar). Faça competições no início ou fim da aula com brincadeiras simples ou flashcards e depois dê um prêmio de participação para todas as crianças. (O prêmio pode ser uma bala ou pirulito, ou ainda assistir uma filme que elas gostem, um tempo na brinquedoteca, na quadra ou no parque...) Leve para a sala materiais concretos que tenham a ver com a aula, por exemplo se vai ensinar as frutas leve guloseimas com formato de frutas, se vai ensinar os números leve jogos de tabuleiro, se vai trabalhar os animais construa uma mini-fazenda de papel com os bichos aprendidos ou então confeccione um jogo da memória. Há muitos modelos de jogos na internet e os livros das crianças sempre têm ótimas opções para cortar, recortar e montar. E lembre-se uma criança vai aprender muito mais rápido e com mais entusiasmo se ela puder tocar, cheirar, pular, gritar ou cantar!

Qualquer dúvida podem se sentir a vontade para me escrever: patriciasrv(arroba)gmail(ponto)com

Para quem quer ajuda com a preparação das aulas é preciso me dizer um pouco sobre a forma como a escola trabalha, os recursos disponíveis, se há livros ou coleções que tem que ser usadas e o conteúdo que vai ser ensinado!

Abraços

Paula R
Oi, eu trabalho em uma escola dando aulas de inglês para crianças do 1°, 2°, 3° e 4° ano. E cada turma mais ou menos possui 20 criancas e são um hora de aula para cada turma. Para o 2°, 3° e 4° ano nós trabalhamos com um livro mais o primeiro ano não possui livro. Então eu gostaria de um plano de aula para o 1°ano.
Paula Rio de Janeiro

sandraesl
Ola Patricia,

Estou começando a dar aula de ingles para crianças perto da minha casa, sera um trabalho voluntario para que eles realmente tenham um interesse pela lingua, e preciso de passar coisas que eles vao gostar certo?
Peguei este desafio para passar um pouco de que sei mas na verdade estou meio perdida e nao posso investir em nenhum material didatico no momento o pouco que li do seu trabalho gostei muito e ficaria muitissimo agradecida se me ajudasse com o planejamento da aula, vou começar as aulas em minha casa mesmo, no dia 06 de março amanha, as crianças sao de 7 a 10 anos e minha filha de 2 anos e meio.

Obrigada,
Sandra

DaniPassos
Olá Patrícia, estou cursando a 5ª fase do curso de Letras e no final de fevereiro comecei a lecionar inglês para crianças, tenho tido muita dificuldade para trabalhar com as turmas, devido a minha inexperiência e a agitação das crianças, queria algumas dicas, algumas sugestões para planos de aula para tentar interessar essa garotada.

Nathan Menezes 85 3
Olá pessoal, não dou aulas de inglês (ainda), tenho apenas 15 anos e entrei no curso quando tinha meus 12 anos, era tudo muito novo, eu voltei a ser criança, lembrei muito de aulas na escola, e blábláblá.
Assim se eu for dar aulas de Inglês para crianças começaria lá das cores e no final de cada aula colocaria uma cantiga infantil em Inglês, isto para turmas de maternal e jardim.
Já no começo do ensino fundamental até o 5º ano começaria a falar de qual o seu nome, idade, quando nasceu, onde nasceu, desta forma até o final do ano eles já poderiam se introduzir em Inglês.

Você da aulas para o ensino fundamental ou para turma iniciais? Após você responder esta pergunta acho que posso ver um plano de aula aqui, não será nada muito grande, será o alicerce para sua obra.

Leia algumas dicas de Inglês para crianças aqui no EE. Isto pode ajudar você.

See you!

victoria
DaniPassos escreveu:Olá Patrícia, estou cursando a 5ª fase do curso de Letras e no final de fevereiro comecei a lecionar inglês para crianças, tenho tido muita dificuldade para trabalhar com as turmas, devido a minha inexperiência e a agitação das crianças, queria algumas dicas, algumas sugestões para planos de aula para tentar interessar essa garotada.
Estou passando pela mesma situaçºao pode me ajudar?

fredneumann
Olá, Patricia,

Seu tópico foi o que mais chegou perto ao que estou procurando no English Experts.

Temos dois filhos, 8 e 5 anos, e nosso plano é que minha esposa ensine-os em casa a partir de agora.

Para ajudar, estou procurando um curso online de inglês completo, começando para crianças e que elas possam segui-lo até se "formarem".

Existe alguma escola de inglês online que ofereça isso?

Você oferece essa possibilidade?

Caso queira me adicionar no Face para falarmos mais disso, o meu é www.facebook.com/fredneumann

Saudações,

Fred

Patricia Guski
Olá Patricia, gostei muito de suas dicas de ensino e gostaria de pedir dicas em específico de como devo dar início a língua inglesa em uma escolinha que estou estagiando. Comecei há uma semana e recebi a missão de ensinar inglês básico, desde o princípio, para crianças do Maternal (entre 2 e 4 anos), Jardim (entre 4 e 7 anos) e Estudantes (entre 7 e 11 anos). Já trabalho com aulas individuais de reforço escolar há 13 anos, mas nunca tive experiências em aulas em grupo, por isso tenho um pouco de receio de como aplicar o conteúdo para os pequeninos e fazer com que todos prestem atenção em mim. Agradeço se puder me ajudar!

Abraços!

Dhannye
Olá, Patrícia! Tudo bem? Vi suas dicas de ensino de inglês para crianças e achei muito criativas e divertidas. Parabéns! Acabei de passar em um concurso para trabalhar ensinando inglês para turmas do 1º ao 5º ano, e gostaria muito de poder receber sua ajuda através de dicas de atividades, planos de aula,... enfim, tudo que for possível para tornar minhas aulas interessantes, dinâmicas. Desde já agradeço. Abraço.

Vivianny França
Ola, Patricia!

Vi um post seu no English Experts e estou muito precisando de ajuda, meu nome é Vivianny dou aulas de inglês já alguns anos mas fui convidada para dar inglês para crianças de 3 e 4 anos numa escolinha mas gostaria de fazer um trabalho diferenciado porque nem a dona da escola acredita muito no projeto só cedeu por pressão dos pais e eu gostaria de provar que é possível termos um bom resultado , enfim o que me falta é a didática e criatividade e onde conseguir material para crianças tão novas ...qualquer ajuda seria aceita de muito bom grado.

Obrigada

flazak
Ola Patrícia,
Eu moro fora do Brasil e quero começar a ensinar inglês para crianças, e, pesquisando no Google, achei esse post.

Meus dados:
* Conteúdo da aula: Atividades em inglês com músicas, danças...Lúdicas em geral.
* Série/idade média dos alunos: de 1 a 5 anos de idade
* Quantidade de alunos: 26
* Seu nome/cidade: Flavia, sou de São Paulo, mas moro fora do Brasil.

Muito obrigada!

Ana Luiza Santana
Olá! Tenho gostado bastante das experiências trocadas aqui no EE. Estou planejando dar aulas particulares para crianças, mas no momento só tenho o horário livre a partir das 18h. Isso dificulta um pouco pois geralmente as crianças dormem perto desse horário, e por isso estou insegura se haverá público. Na verdade eu pretendo ampliar a atividade para horários mais flexíveis, outras turmas para outras idades, porém no momento preciso manter meu atual emprego, enquanto implemento e desenvolvo essa atividade paralelamente. Acham que conseguirei público para esse horário que tenho disponível? O que me recomendam? Como devo proceder logo agora no início, quando tudo ainda é só planejamento? Parabéns a todos que tem contribuído com informações e experiências. Abraço.

PPAULO 47895 6 40 850
Vivianny, no meu entender crianças gostam de figuras, então o uso de um dicionário visual (picture dictionary) seria interessante. Aconselharia um para crianças, e enquanto a escola ou você mesma compra, você pode pegar alguma coisa online. Esse tem pouquinhas coisas, mas já dá uma idéia.

http://www.pdictionary.com/english/brow ... db=animals

Você pode ainda, nesse meio tempo, organizar/improvisar um dicionário achando desenhos ou fotos e colar num caderno.

E deves ter o cuidado de respeitar o vocabulário de cada faixa etária (no caso, saber o que uma criança de três anos já sabe em português, adicionando aos poucos coisinhas do dia-à-dia, tipo: a expressão "what is it/that/this?" em pequenas frases tais como "I like it, what is it Karen/João/Deodato?"

Só umas idéias minhas, aconselho entrar em contato com alguém especializado no assunto, mas acho que pode ser um bom ponto de partida.

Espero que ajude.

PPAULO 47895 6 40 850
Também, se possível (dependo do nível de inglês dos pais, disponibilidade de tempo etc) tente atrair os pais para se unir nessa empreitada. Se o tópico foi perguntar o que são objetos, os pais deveriam também perguntar em casa (em inglês), quanto mais contato com uma língua (ou com qualquer conteúdo acadêmico) mais se aprende, e claro, sem pressionar.

Para aqueles que aprenderam e moraram em outros países, certamente ficará mais fácil, pois podem incluir músicas aprendidas lá, ou podem comprar CDs com músicas usadas em ambientes educacionais.

-
E parabéns Patrícia, pelo tópico criado e pela disposição de ajudar.

julijuba
Olá, Patricia!
Obrigada pela solidariedade de compartilhar seus conhecimentos!
Estou ensinando para uma turma de 2 ° ano do EF. I, as saudações "good morning", "good afternoon", "good evening", " good night", acho que eles estão tendo dificuldades em sistematizar esses conteúdos, poderia me ajudar?
Obrigada!
Julijuba@gmail.com
Conteúdo: saudações relacionadas aos períodos do dia
Idade: 7 anos
Nome: Juliana
Cidade: niterói

Maira Yasunaka
Eu vou fazer uma experiência numa escola bilíngue e preciso dar uma aula do 40m~1h para crianças de 1 ano e meio! Eu já tenho algumas ideias de como dar a aula, mas preciso de ajuda para estruturar e fazer o planejamento. Você poderia me ajudar?

PPAULO 47895 6 40 850
Things that kids like: colours, music, photos or pictures, drawings and to draw,
to communicate - listening a something and reacting to it - you could make questions like what is it? what collour is it? no need to them know that structure in English, but if you point out to something certainly they instinctively will answer you (saying what collor they think it is.)

http://supersimplelearning.com/resource ... year-olds/
http://supersimplelearning.com/resource ... orksheets/

I think that, for a first, the "level one" and some "level two" activities would suit them.

There are some CDs that comes along with some books for that kind of teaching as well, generally exploring easy musical themes (or sounds), songs the likes we see in Brazilian schools "o sapo não lava o pé..." etc

https://www.youtube.com/watch?v=PpCeMySBE_c


This one, the monkeys´ song I bet you have heard in Portuguese...it certainly will have an appeal, not only to the kids, but their parents will like seeing their children enjoying it.
https://www.youtube.com/watch?v=qx1NcLZBZ1k
https://www.youtube.com/watch?v=LRJ4X9oqwVU

Cinhia D
Olá Patrícia, eu gostaria de saber se você tem ideias de brincadeiras e jogos lúdicos para ensinar crianças do maternal ao jardim 2. Estou precisando mudar minhas brincadeiras com flashcards e variar um pouco as atividades, mas toda vez que procuro é sempre a mesma coisa.

Águida Lyrio Brant
Olá, Patrícia. Participarei de uma banca em um processo seletivo e preciso ministrar uma aula para crianças de 2 anos com o tema: cores primárias. Será, na verdade, uma mini aula, pois terei apenas 20 minutos para mostrar como trabalharei com as crianças. A escola trabalho com projetos. Estou em busca de ideias. Alguma?

keylapaiva
Olá Patrícia, não sou professora nem nada, mas me interesso muito pela língua inglesa e queria ensinar as minhas sobrinhas pequenas, até mesmo pra já incentiva-lás. Poderia me dar alguma dica?

Gabirod
Patrícia, super preciso de um help!
Comecei a dar aula para crianças agora, mas não to conseguindo me adaptar. São salas com 30,35 alunos de 3 e 4 ano do ensino fund I. Preciso de algumas dicas !! Obrigada!

PPAULO 47895 6 40 850
Hi, Keyla. Music, image (videos or a combination of music and image, there are things like those videos on the Web, etc) or from movies (e.g. - people get them also by movie streaming...)
You can also use some picture dictionaries, so the kid build up vocabulary and enhance emotional vocabulary by interacting with you, or some program, site, etc.

Nicolle Dos Santos
Olá,estou tendo muita dificuldade de ensinar diálogos com as crianças.. Precisava de uma luz, muito obrigada :)

Conteúdo da aula: Como trabalhar pequenos diálogos, cores, números, toys e games
Série/idade média dos alunos : tenho aluno de 3 e 5 anos de idade
Quantidade de alunos: 2 alunos

Barbara Wilbanks
Comecei esse ano como professora de inglês do nível 4, nível 5 e 1 ano em uma escola particular tenho no máximo 20 alunos por turma e estou tentando formular um planejamento pro ano de conteúdo e aulas mas estou com dificuldade no que ensinar e quanto tenho medo de colocar pouco conteúdo ou muito conteúdo se puder ajudar fico grata.

MENSAGEM PATROCINADA Evite gafes, baixe o guia sobre Gestos Internacionais da English Live. Você irá aprender: Gestos de mão engraçados (alguns nem tanto!) e erros comuns com gestos que tem significados diferentes.

Download do Guia em PDF - Grátis!