Qual a diferença entre "Be able to" e "Can"?

Olá, English Experts já sou assinante do site há algum tempo e o site tem me ajudado bastante até porque aprendo inglês sozinho, bem mas essa é a minha primeira vez no fórum e dúvida que tenho é a seguinte quando eu devo usar o "Be able to" e quando eu devo usar o "Can" e principalmente qual a diferença entre os dois? Existe um mais formal ou coisa do tipo? Agradeço a todos!

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
23 127 1.7k
Mais dicas:

1. Be able to

You have to study a lot to be able to understand it.
Você tem que estudar muito para poder entender isto.

I'd like to be able to speak English.
Eu gostaria de saber falar inglês. [neste caso, há boas possibilidades de eu conseguir. Com o devido tempo e esforço, eu vou falar. ]

You'll be able to understand me if you try hard enough.
Você vai conseguir me entender se você se esforçar o suficiente.

I haven't been able to eat much.
Eu não tenho conseguido comer muito.

Observação: nos exemplos acima, não use "can''.


2. Can

Can you dance?
Você sabe dançar?

Don't worry. I can handle it.
Não se preocupe. Eu consigo lidar com isto. [= eu dou conta do recado.]

I can't read or write.
Eu não sei ler nem escrever.

I do what I can to help you.
Eu faço o que eu posso para te ajudar.

You have to live your life as best as you can and not worry about what people are going to say.
Você tem que viver a sua vida da melhor maneira possível e não se precocupar com o que as pessoas vão dizer.

Can I talk to you in private?
Eu posso falar com você em particular?

The job isn't very complicated. Don't worry. You can do it.
O trabalho não é muito complicado. Não se preocupe. Você consegue. Você vai conseguir.

Bons estudos!
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Acho que sua pergunta já foi respondida neste link can-x-able-como-utilizar-t2640.html
Hello Robert

Get a load of on this topic.

https://www.englishexperts.com.br/quand ... e-able-to/

I hope I've helped.
Best Regards
Obrigado a todos creio que já entendo um pouco a diferença agora só estudar mais!