Qual usar: "Have done" ou "Had done"?

If I’d had the opportunities that you had I wouldn’t HAVE done what you did
(Se eu tivesse tido as oportunidades que você teve, eu não teria feito o que você fez)

Porque não pode ser assim?:

If I’d had the opportunities that you had I wouldn’t HAD done what you did.

Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!
2 respostas
gabrielock 1 15
Oi, há uma regra na gramática dizendo que após modal verbs o verbo tem que estar no presente, no caso seria "have" e não "had". Isso acontece com o must, will, could, can, should, may e ought to também.
Acho que seja assim pois os modal verbs não tem uma mesma função dos verbos normais (apesar de will=would e can=could quando passamos a frase para o passado), sendo verbos auxiliares -cada um com seu sentido- seguidos pelo verbo principal no infinitivo sem o TO.
Por favor, caso a resposta tenha ficado vaga, me corrijam.
Apenas complementando. Se utilizasse o Had done seria outro past perfect o que implicaria em outra ação sendo realizada após essa na frase.

Ps.Acredito que as observações de modal verbs estejam um pouco fora de contexto.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!