Sim! O adjetivo EXQUISITE é cognato de ESQUISITO.

Redseahorse 3 28 420
exquisite
Ao contrário do modo em que o adjetivo ESQUISITO é amplamente utilizado na língua portuguesa, e tal como nas outras línguas latinas e na inglesa, este adjetivo também define alguém ou algo REFINADO, RARO, ELEGANTE, EXTREMAMENTE BONITO, MUITO HABILIDOSO.
Na língua portuguesa, este adjetivo (com este sentido), não teve o uso tão difundido e, não tendo força, não ganhou autonomia como uma palavra intensamente elogiosa. Na outra mão, em Inglês, o adjetivo é empregado principalmente com estas definições, como em: "The exquisite colors of a sunset."

Destarte, os adjetivos EXQUISITE e ESQUISITO são cognatos!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
PPAULO 6 48 1.2k
RedSea, você está certo. É cognato em relação à língua espanhola.E é falso cognato em relação á língua portuguesa (esquisito por aqui é sinônimo de weird, etc).
Redseahorse 3 28 420
PPaulo, este é o rolê aqui. Em português este uso do adjetivo é tão incomum, que induz a acreditar se tratar de um falso cognato, mas não o é!
PPAULO 6 48 1.2k
Entendi agora, é que cognato pode ter o signficado de "related" (palavras relacionadas de alguma forma, em origem ou som).
Não importando se os sentidos em linguagens diferentes evoluiram para sentidos diversos.
A word that has the same origin as another word, or is related in some way to another word
Pela definição do Cambridge.

Algumas vezes em linguística o termo flalso cognato é usado como uma palavra que tem o mesmo som (por exemplo) e significados diferentes, o que confunde o estudante na fase iniicial.
Neste segundo contexto em inglês chamamos de "false friends" (words) e "false cognates" em contraste com "cognates" palavras com origens e significados similares.

Eu não estava acostumado com o primeiro sentido, por isto que não tinha captado a mensagem. :-)

Ref. dictionary.cambridge

Ref. dictionary