Sobre a exigência de "abstracts" em monografias e TCCs

Avatar do usuário Flavia.lm 3845 1 9 85
Pessoal,

Qdo fiz pós-graduação e tive que apresentar monografia, meu professor me orientou quanto à elaboração do “abstract” (versão traduzida para o inglês do resumo do trabalho) e informou que o mesmo era opcional e não iria influenciar em nada na minha nota.

Eu queria saber se isso mudou, se a regra varia de faculdade pra faculdade, se é alguma “norma” estabelecida pelo MEC ou coisa assim. O que eu vejo é que atualmente existem faculdades exigindo a apresentação do tal do abstract mesmo de alunos que nunca estudaram inglês na vida. E, lógico, a faculdade não dá suporte pro aluno na hora do mesmo fazer a tradução – o que faz com que muita gente peça pra alguém traduzir (muitas vezes até paga por isso), coloca lá no trabalho e fica por isso mesmo.

Queria saber de alguém que está ou que passou recentemente pelo período de elaboração de monografia (ou até mesmo de algum professor universitário) sobre a tal exigência.

É só curiosidade mesmo, ok?

Obrigada,

Flávia
Avatar do usuário Flavia.lm 3845 1 9 85
Viajei, né?

Eu tava falando de "ABSTRACT", galera.
Dá um desconto aí, eu ainda não tinha almoçado!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Ravenna 70 3
Por curiosidade Flavia, qual sua formação? Adoro perguntar isso para as pessoas ^^ Liga não, tem hora que a Ravenna é sem noção mesmo hehehe

Sobre o ABSTRACT, pelo menos todo trabalho da faculdade de Direito que a minha mãe faz, os professores sempre pedem esse Resumo em Inglês (e outras línguas)...E advinha só, sobra pra mim, kkk Que acabo ganhando $$ para 'ajudar' as boas almas da sala dela com suas ah, traduções (aqueles que não usam o Google, hehehe).
P.S. segundo minhas fontes :D ninguém pergunta se o estudante tem pelo menos noção do idioma, algo que pode ser um pouco injusto para a maioria. Se é REGRA do MEC ou não, vou procurar saber e posto aqui!

Espero que não tenha falado demais!!! kkk

Ravenna....
Avatar do usuário Flavia.lm 3845 1 9 85
Olá Ravenna
Obrigada pela resposta. Tenho formação na área contábil/controladoria.
regards
Avatar do usuário Ravenna 70 3
You're welcome! BTW Tenho alguns 'contatos' nessa área que está cada vez mais competitiva.
See you!
Avatar do usuário Gustavo Dias 25
If the person doesn't know to write the abstract in English... There is two other options:
- "Resumen" - in Spanish;
- "Résumé" - in French;
Avatar do usuário Gustavo Dias 25
Gustavo Dias escreveu:If the person doesn't know to write the abstract in English


Ups! It's "doesn't know how to write"
Avatar do usuário Flavia.lm 3845 1 9 85
Olá Gustavo

Na verdade não é nem na questão da língua que eu estava em dúvida. Queria mesmo saber sobre a exigência de se fazer o resumo em qquer língua estrangeira. Vejo cursos que formas excelentes profissionais, que falam somente português, e o fato de não saberem uma segunda língua não atrapalha em nada a vida dele. Ainda assim é obrigatório o tal do resumo em segunda língua? Quem obriga é a faculdade ou alguma outra entidade de ensino?

Grata
Avatar do usuário Ravenna 70 3
Opa, voltei de novo neste post para perguntar, o que significa TCCs mesmo?? Boiei :?
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Avatar do usuário Flavia.lm 3845 1 9 85
Trabalho de conclusão de curso ;)