"Something" em frases interrogativas

Hello there!

Preciso de ajuda sobre um tópico que venho pesquisando há meses e ainda não consegui entender :/

Uso de "something" em perguntas.

Exemplos:

"Do you want to say something?" X "Do you want to say anything?"
"Can I ask you something?" X "Can I ask you anything?"
E a própria: "Do you want to drink something" X "Do you want to drink anything?"

Via de regra, afirmam que, em perguntas, sempre usa-se "anything", mas, sobre quando é usada "something":

Já vi que é apenas quando se oferece algo,
Já vi que é apenas quando se requisita algo,
Já vi que é apenas quando se "espera" uma resposta positiva - esse conceito eu não compreendo, especialmente.

Não sei qual das alternativas procede.

Já perguntei para amigos estrangeiros que afirmaram que tanto faz, "something" ou "anything" na pergunta.

Por favor, alguém poderia me ajudar a esclarecer isso de uma vez por todas?

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Autor
  Resposta mais votada
14 165
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE