Pitchfork Effect - Tradução em português

Olá, boa noite

Estou com a seguinte definição de PITCHFORK EFFECT segundo o New York Times: “the power to pluck a band from obscurity and thrust it into the indie consciousness, and to push it out just as quickly” (Caramanica
2010)

O contexto do qual estou traduzindo é o seguinte:
"But they aren’t really trying to appeal to reason. That’s not really the strategy. The strategy is to just make these emotional connections and create a pitchfork effect or a halo effect. You either have a halo or a pitchfork, all nuances are gone."

Já existe um termo comum para tradução desse termo?
Vocês traduziriam o termo, manteriam Pitchfork em inglês (e adicionariam notas) ou traduziriam o sentido geral numa explicação?
Obrigado

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Redseahorse 2 28 362
Pitchfork ou ainda Horns ou Devil Effect (Efeito chifres - Efeito diabólico), é o antônimo de Halo Effect (Efeito áura). 1 > Eu desconheço algum termo não literal equivalente a "pitchfork effect" em Português. 2 > Eu traduziria neste trecho, ambas as expressões, pitchfork e halo effect, simplesmente como "Efeito positivo ou Negativo".
PPAULO 6 47 1.1k
Eu diria o "efeito halo" invertido, ou seja, ou inverso do efeito halo.
No "efeito halo" você tem vê uma característica boa (cantar, por exempolo) e servirá de métrica pra tudo o mais que a pessoa fizer. Ela não pode ser má, ou ser fálivel porque só porque o poder de avaliação foi "corrompido" pelo efeito halo.

No "efeito halo" inverso ou "efeito halo negativo", teríamos a avaliação "corrompida" baseada numa única experiência, característica ou experiência ruim que seja "amplificada". Uma vez que "aquela" característica está no repertório de "características inaceitáveis" do avaliador.

Digamos que um fã gosta de seu ídolo, mas de repente descobre que ele masca chiclete Ploc, que ele (fã) odeia, então o fã passa a odiá-lo(la). E pode ser o caso de alguém que seria um fã de outro modo não o seja por saber disso.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!