Aprender ingles não é dificil

Ola a todos que vão ler,

Aprender inglês para muitos parece complicado, para outros fácil demais. Mas afinal é fácil ou simples? Eu digo que pelos métodos tradicionais é difícil, mas tenho uma "teoria" de como transformar mais fácil, muitos vão criticar e tal, mas é apenas meu modo de ver.

Por que as pessoas têm dificuldades de aprender um novo idioma? Simples, porque primeiro elas pensam na língua nativa, buscam as palavras, para depois tentar forma a frase em inglês. Tive um professor que sempre falava, "Não pense em português, tente pensar em inglês". Confesso que depois que passei a muito custo a fazer isso melhorei 110%.

Quem estiver lendo esse texto aqui e for pai/mãe, pense o seguinte, como é que seu filho sabe que algo redondo que pula é uma bola? Simples, porque vocês mostram aquele objeto redondo que pula e chamaram de bola, o que faz a criança? Associa que aquele objeto é uma bola e assim sucessivamente aprendemos por associação sem mesmo saber que bola é um objeto que utilizamos para jogar uma partida e bla bla bla, simplesmente sabemos que é uma bola.

Trazendo isso para o aprendizado de uma nova língua, hoje os cursos ensinam os alunos a pensar traduzindo, ball é bola, book é livro, phone é telefone e assim vai. Não seria muito mais simples as escolas trabalharem com um método associativo? Garanto que seria muito mais simples, vejo isso, pois estou aplicando esse método com a minha filha e esta dando resultado ensinando ela a conhecer as coisas associando a imagem.

Um bom exemplo de aprendizado assim é o Livemocha, lá é feito por associação, você vê a figura, lê e grava. Ta certo que adiante no estudo tem a parte aonde você traduz, mas até lá você faz uma série de exercícios por associação de palavra x imagem x som.

Acho que os cursos de línguas em geral, deveriam ser assim, garanto que aprender uma língua seria um processo simples, rápido e divertido. Os cursos deviam pensar como um processo normal de alfabetização como fizeram com a gente e como fazemos com nossos filhos.

Fica ai a dica, alguém tem alguma sugestão, critica?

É isso ai pessoal.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Jerry Dorien 1390 3 34
Muito bom wborbajr,

É isso ai !! Muito boa essa experiência, é muito importante compartilha-las, e sem essa de ficar pensando se vamos ter críticas, por que as críticas estão aí pra nos fazer desistir, devemos toma-las como desafios e bola pra frente que tudo vai dar certo.

Abraços.
Muito bom, eu penso em inglês quando eu estou com pressa as vezes eu até falo " excuse me " haha ;p
rsrsrsr... já é um passo. O importante é travar a tecla SAP no ingles e passar cola. Quanto mais vivenciar o ingles vamos deixar mais amplo, quanto mais vivenciar o idioma que se quer aprender mais fácil ele será.

Uma coisa que gosto também de fazer é dormir escutando jornal em ingles, ai programo para a TV desligar um pouco depois de eu dormir. Se isso dá certo não sei, mais tarde posso contar, mas acredito que o subconciente consegue captar coisas enquato a tv permanece ligada e a gente dormindo, pode ser meio que imersão por osmose, mas tudo é válido.

O importante é treinar o ouvido, pois é por meio dele que chegaremos a perfeição nos diálogos.
Sorry, but can I just say what I think about: to learn English isn't so heavy as someone think. It's very joyful yet.
Concordo plenamente.
Aprendi espanhol assim e agora estou usando o mesmo método para o inglês. Não posso falar dos resultados para o inglês porque comecei a estudá-lo a pouco tempo.
A sua forma é extamente a correta, pois quando fiz o curso de inglês (no CCAA), a forma de aprendizado pela compreensão da fala de acordo com a imagem, sem mostrar legenda de como se escreve a palavra falada, e quando o professor explicava a frase, ele tentava o máximo possível incentivar o aluno a entender em inglês, só no último caso, de muitas explicações, de não entender, traduzia a frase para o português. E as professoras sempre falavam em entender em inglês, não tentando traduzir palavra por palavra...
Gostei imenso de suas dicas..
Meu sobrinho de 4 anos também já aprendeu muitas palavras em inglês dessa maneira.
Adorei as dicas.
Obrigada, já agora, sou nova no fórum e não achei nenhum tópico de apresentações..
Um bom domingo para todos.
:D Depois de muito pesquisar na internet; depois de perguntar indagar e analisar o que realmente se deve fazer para entender e falar o inglês (listening de verdade), estou 100% de acordo com o que o amigo afirma aqui. Aprender inglês por associação; prática diária; acostumar o ouvido vendo e assistindo tv/rádio em inglês etc... nada de ficar lendo, ouvindo e assistindo e querendo traduzir... isso só trava...e fazer o aprendizado por aqui: LIVEMOCHA the best!

Estou começando e vou por aqui que acho o melhor.
Boa sorte a todos.
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Interessante a sua forma de ver o aprendizado, falei com um amigo que estudou muito tempo inglês e o mesmo disse a mesma coisa. Um tempo atrás eu me peguei fazendo 2 coisas ao ler em inglês, palavras bem conhecidas como of, and, yes eu não traduzia, mas outras que tinha pouca familiaridade sim, perguntei a um amigo que é professor de inglês o que fazer, e ele disse que o melhor é não traduzir.