Como dizer "É top" em inglês

Avatar do usuário Donay Mendonça 49925 21 80 1155
Você provavelmente vai encontrar ou já encontrou expressões como "Ela é top", "Deus é top", "É top", "É top de linha", etc. Já existem até variações (eu diria mutações), como "topzera", "topper" e "topíssimo". Tudo isso para dizer que algo ou alguém é "bom", "de boa qualidade", "ótimo", "está entre os melhores", "o melhor de todos".

Top (que é uma palavra inglesa) está na lista das expressões mais usadas em 2016 (por brasileiros). Mas usar top não é tão fácil quanto parece (no inglês). Na dica de hoje, vamos explicar a você o porquê.

As definições para top em inglês de fato coincidem bastante com as definições empregadas atualmente no português (que mencionamos acima). Observe.

Top:

  • Highest in quality, amount, or degree. (merriam-webster)
  • Excellent (cambridge)
  • Very good (longman)

No entanto, apesar das definições serem semelhantes, top não é sempre utilizado em inglês como é em português. O caso mais relevante (e o que é mais comum) é quando o top vem precedido do verbo to be: is top, are top. Não é correto dizer, por exemplo, "she is top" (ela é top), "it is top" (é top). Essas formas (traduções feitas ao pé da letra) não são aceitas entre falantes nativos do idioma, britânico ou americano.

Nos contextos anteriores, você deve recorrer a expressões como "great", "excellent", "awesome" (informal) ou "the best": she is great (ela é top), it is the best (é top), she is awesome (ela é top), it is excellent (é top).

Apesar de menos comum e já um tanto ultrapassada (old-fashioned), há a opção tops: is tops, are tops. É possível dizer, por exemplo, "she is tops", "it is tops", sendo mais frequente no inglês britânico do que no americano. Mesmo assim, essa forma não é amplamente difundida e aceita, e é mais recomendado que se utilize as opções já sugeridas anteriormente: great, excellent, awesome, the best.

Confira agora mais formas de uso para top, aceitas em inglês americano ou britânico.

Inglês britânico:

  • "How was your party?" 'Top, mate.' ["Como foi a festa?" 'Top, amigo.']
  • She’s a top girl with a great sense of humour. [Ela é uma garota top com um ótimo senso de humor.]
  • Clive’s a top bloke. [O Clive é um cara top.]

Observe que nos casos acima (até certo ponto comuns no inglês britânico, mas não no inglês americano) top foi utilizado ou sem o verbo to be (no primeiro exemplo) ou precedendo um substantivo (top girl, top bloke), ou seja, diferente das formas incorretas "it is top", "she is top", "he is top".

Inglês americano e britânico:

  • They're top of the league. [Eles são os primeiros do campeonato.]
  • She is the top student in her class. [Ela é a primeira aluna da turma (em desempenho).]
  • Top quality silk. [Seda de primeira qualidade.]
  • He is among the top pitchers of the league. [Ele está entre os melhores lançadores da liga.]
  • He's one of the top players in the country. [Ele é um dos jogadores de maior destaque do país.]

É isso. Agora que você já sabe onde e como utilizar top em inglês, procure colocar o que aprendeu em prática para que esta leitura não caia no esquecimento, e as suas habilidades possam melhorar cada vez mais.

Bons estudos.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!