É possível aprender inglês e alemão simultaneamente?

Ola pessoal,

Estudo alemao ha algum tempo e estou iniciando o nivel medio (B2). Ja sou fluente em duas outras linguas (italiano e espanhol) e ultimamente estou com uma vontade muito grande de aprender ingles. Mas sera que o estudo simultaneo dessas duas linguas (alemao e ingles) nao sera prejudicial ao meu aprendizado?
Caso alguem tenha uma experiencia de aprendizado simultaneo nessas linguas, por favor, me conte a sua experiencia.
E peco também aos colaboradores, principalmente o pessol da area de linguistica ou que tenha mais experiencia/conhecimento de linguistica aplicada e aquisicao de segunda lingua para dar suas opinioes e/ou sugestoes.
Talvez seja relevante informar que tenho contato diario com a lingua alema pois resido na Alemanha.
Agradeco muito a ajuda de todos!

Abracos,

Mariah
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Alessandro 2970 3 9 71
Mariah,

Welcome to English Expets. Eu acredito que é possível sim aprender 2 idiomas ao mesmo tempo, só que isso vai depender muito de você. Eu por exemplo, gosto de focar meus esforços em apenas 1 desafio por vez. Dessa forma tenho obtido sucesso. Vou recomendar um link para você de um artigo publicado no EE sobre o aprendizado simultâneo de idiomas.

https://www.englishexperts.com.br/1 ... aneamente/

E aqui um post sobre a valorização de profissionais que falam vários idiomas, acredito ser o seu perfil atual:

https://www.englishexperts.com.br/0 ... s-idiomas/

I hope that helps!

Abraço,
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Mariah escreveu:[...] tenho contato diario com a lingua alema pois resido na Alemanha [...]

Felizarda! Venho tentando aprender alemão aqui im Recife Stadt sem muito sucesso, pois dificilmente encontro alemão aqui com quem possa praticar. Puxei o freio de mão por enquanto, mas, assim que criar coragem, volto para dentro da sala de aula. (Montanhas de gramática e dicionários de alemão não me ajudaram. Pelo menos até agora não.)
P/ Alessandro

Obrigada pelas boas-vindas e pelas dicas e links. Esse site é maravilhoso! Parabéns!
Ja li o texto do Marcel Ribeiro, excelente!
Esse lance do foco é muito importante, ja tinha refletido sobre isso, justamente pela questao da produtividade. Vou tentar equilibrar a balanca. Bem, por enquanto, vou aproveitar para "recolher" as valiosas dicas que esse site oferece, criar um "arquivo" e, aos poucos, ir pegando intimidade com o ingles (ja que a unica que tenho é dos tempos de escola).

P/ Marcio_Farias

Marcio, gostei do "Recife Stadt" :-)
Nao se preocupe, é assim mesmo. No inicio o alemao assusta, a gramatica é bastante complicada, principalmente para nos, de lingua latina, que nao somos familiarizados com a tal declinacao. Lembrar de todos os substantivos e seus respectivos artigos (porq sem isso é impossivel declinar), nao é facil! Mas nos conseguiremos viu!
Qualquer coisa, se puder ajudar, pode contar comigo.

Abcs. Mariah
Avatar do usuário Adriano Japan 805 1 18
Nossa... são "notícias" assim que me dão dor de barriga...
"Vou trancar o inglês para aprender o japonês"

Pior que net afora se encontra coisas ainda mais bizarras, do tipo "começou o curso? Jogue fora todos os seus cds de música, filmes em inglês, agora você vai aprender japonês!"

http://www.comoaprenderjapones.com/japonezando-sua-vida-parte-01/

Pfff... quanta besteira, esse aí quando chegar no Japão (se chegar) vai se sentir um bicho-do-mato, ao ver um mundo tão ocidentalizado ou até mais que os USA, com todas as placas em inglês,estrangeiros do mundo todo,etc..

Se a pessoa quiser, e tiver interesse, pode aprender até 5, 10 línguas de uma vez, não estou brincando.
Ininteligível e irracional é as pessoas criarem essa prisão psicológica e paranóia mental em auto-limitar a própria inteligência e capacidade achando que só consegue aprender 1 idioma por vez..
OK...daqui uns 10 anos, quando tiver dominado o inglês (se tiver dominado), comece o espanhol... :?
Concordo com vc, Japan.

E tenho inglês - e sempre estudo - e aprendo alemão. Não vejo problema. Pelo contrário. A formação de frases e um pouco da gramática é parecida e isso me ajuda. Por exemplo:

Isto é - This is - Das ist.
Meu objetivo é tornar-me fluente no inglês. Só então pensaria em estudar outra língua.
Für Mariah

Hallo Mariah, Li seu post, e percebi que esta estudando alemão assim como eu, moro na Suiça, se tiver interesse em trocar contato, para trocarmos experiências seria otimo, :D tambem estou pensando em iniciar aulas de inglês. Auf Wiedersehen