English Vocabulary Profile - University of Cambridge

Nota: Essa é uma tradução adaptada das principais informações sobre o English Vocabulary Profile.

O que é English Vocabulary Profile (EVP)?

O EVP exibe, tanto em Inglês Britânico como Americano, quais palavras estudantes em todo mundo conhece em cada nível - A1 a C2 - da CEFR (ou em Português Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Em vez de fornecer uma lista de vocabulário que estudantes devem saber, o projeto EVP examina o que eles realmente sabem em cada nível. Os níveis da CEFR são atribuídas não só apenas às palavras, mas a cada significado destas palavras. Desta forma, a palavra degree, por exemplo, é atribuída ao nível A2 com o significado de TEMPERATURE, B1 para QUALIFICATION, B2 para AMOUNT and C2 para a frase a/some degree of (sth). As palavras guias no topo da página ajudam o usuário a navegar em registros mais longos, e exemplos de uso são listados separadamente dentro de um registro.

Saiba mais sobre o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Por que o EVP é importante para mim?

Seja você um professor, ou um examinador, um desenvolvedor de materiais ou pesquisador, se você trabalha com estudantes da língua Inglesa em qualquer nível do básico ao avançado (A1-C2), você verá utilidade no EVP com uma vasta variedade...

  • Para verificar o nível de cada significado de uma palavra ou frase
    Palavras com múltiplos significados são muito comuns em Inglês. Por exemplo, keep é uma das 500 palavras mais usadas em Inglês, e com diferentes significados e empregos deste verbo são aprendidos em cada nível. Você pode criar prioridades para seus alunos - quais significados eles devem aprender primeiro? Você também pode verificar se cada significado é adequado para avaliações em diferentes níveis.

  • Para identificar as palavras e frases que se espera de alunos em cada nível
    Procurar por todas as palavras e frases em cada um dos níveis CEFR - por exemplo, A1 - pode ajudar você a desenvolver materiais apropriados para sua sala de aula, e ajudar você com um programa de estudos e planejamento.

  • Para ver palavras e frases dentro de um tópico específico
    A Busca Avançada no EVP permite você pesquisar por tópico - por exemplo, Animais, Corpo e Saúde, Roupas - e te mostra as palavras e frases relevantes em cada nível CEFR. Isto é ideal para escrever materiais e planejamento de aulas, e vai ajudar você a priorizar itens de vocabulário para os alunos.

  • Para observar exemplos reais de outros alunos
    Existe um exemplo de aluno para quase todas as definições de palavras e frases no EVP, retiradas de uma vasta coleção de escritos de alunos de Inglês que incluem exemplos em todos os níveis CEFR de 203 países em todo o mundo. Estes exemplos te darão uma clara explicação da palavra ou frase que é usada pelos estudantes, incluindo contextos típicos e collocations.

  • Para pesquisar aspectos da linguagem como gramática, uso e formação de palavras (ou melhor conhecida como word formation)
    A Busca Avançada te ajudará a identificar as restrições gramaticais que são de relevância para cada nível - para determinar, por exemplo, quais substantivos incontáveis são esperados que os estudantes saibam no nível A1, ou quais verbos são frequentemente usados na forma passiva no B2.
    Buscas de uso ajudam a determinar registro e identificar um uso formal ou informal, que é particularmente relevante em níveis B2 para cima.
    Buscar palavras contendo diferentes prefixos e sufixos serão úteis se você está preparando exercícios, pois você pode verificar em que nível formas relacionadas em uma família de palavras específica são aprendidas.
Como que o EVP foi criado?

Parte do English Profile Programme (um programa de pesquisa de longo prazo patrocinado pelo Conselho da Europa), o English Vocabulary Profile é baseado em uma pesquisa extensa usando o Cambridge Learner Corpus [CLC] (Corpus Linguístico de Alunos de Cambridge). Esta é uma coleção com milhares de provas escritas feitas por alunos de todo o mundo que é adicionada todo ano. Combinada com prova concreta em muitas outras fontes relacionados ao Inglês geral, como listas de provas de vocabulário e materiais para sala de aula, o CLC ratifica o que os alunos conseguem e não conseguem fazer em cada nível.
O EVP também tem auxílio da Cambride English Corpus (Corpus Linguístico de Inglês de Cambridge), um acervo de palavras com mais de milhões de registros escritos e falados, cobrindo variedades Britânicas e Americanas. Fontes adicionais para as pesquisas do níveis C incluem uma lista de referências relevantes para Inglês acadêmico e dados frequentes em expressões idiomáticas. O EVP é um trabalho em andamento. Seu objetivo é refletir o que os alunos REALMENTE sabem, e não o que DEVEM saber. Se você ver alguma coisa no EVp que não reflete na sua própria experiência como professor, nos informe por favor. Quanto mais pessoas contribuírem, melhor o EVP será!

O que um registro no EVP inclui?

Cada registro faz uso de informações sólidas dos dicionários de Cambridge e eles consistem de:

  • uma palavra,
  • uma pronúncia em áudio e escrita,
  • gramática e informações de uso,
  • um indicador de nível (A1-C2) para cada significado ou frase,
  • uma definição,
  • um ou mais exemplos de dicionários nativos, geralmente destacando típicas collocations.
  • (Perceba que os exemplos de dicionário não estão necessariamente no mesmo nível que o próprio significado. Onde vários exemplos de dicionários são dados, os mais simples são exibidos primeiro.)
A maioria dos registros no EVP possuem:

  • exemplos autênticos de registros escritos de alunos do acervo da Cambridge Learner Corpus.
  • palavras guias, em letras maiúsculas, permitindo que os usuários naveguem facilmente através dos registros com mais de um significado,
Alguns registros no EVP também possuem:

  • Painéis de família de palavras, combinação de palavras que são formados pela mesma raiz.

    Nestes painéis, palavras nos níveis C1 e C2 são exibidas em itálico, para ilustrar qual núcleo da família são conhecidas por alunos no nível B2 e quais são adicionais nos níveis C.

http://vocabulary.englishprofile.org
Usuário: englishprofile
Senha: vocabulary
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
O EVP é ótimo para quem está estudando para os exames FCE, CAE ou CPE. É sempre bom garantir que você saiba todo o vocabulário que há antes do exame que fará. Em outras palavras, se estiver estudando para fazer o exame CAE, garanta que saiba uma considerável quantidade do vocabulário mais importante ou frequentemente usado no FCE. E caso estiver estudando para o CPE, verificar que saiba da mesma forma o conteúdo dos níveis anteriores.